Como tudo começou
No ano de 1936, o Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição iniciou sua história em Videira/SC, com a chegada de cinco Irmãs Salvatorianas, vindas da Alemanha. Em 1937, elas iniciaram as atividades educacionais com 63 educandos do curso primário, funcionando na casa da família Kroeff. A pedra fundamental do atual colégio foi lançada no dia 15 de maio de 1949.
No decorrer dos anos, foram implementados diversos cursos, contribuindo na formação educacional do povo videirense. Inclusive, com a locação das dependências, instaurou-se o ensino universitário no município.
Com 87 anos dedicados à educação, o colégio orgulha-se em manter a confiança da sociedade em seu trabalho, com Berçário, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de oferecer um serviço diferenciado no período contraturno. Prima por preparar seus estudantes para enfrentar a complexidade do mundo moderno e exercer sua cidadania, comprometidos com o sucesso pessoal, baseado nos princípios éticos, morais e cristãos.
Visão e Missão
Ser referência em formação humana, cristã e integral.
Promover o conhecimento e o cuidado humanizado integral da vida.
Nossos valores
Os presentes valores norteiam nossa vida e missão. Acreditamos que todos os valores que dignificam a pessoa e favorecem sua convivência são merecedores de nossa atenção. Ao priorizarmos estes, temos a certeza de que, internalizados, favorecem a vivência dos demais.
Identidade Salvatoriana
O Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição, como instituição católica e salvatoriana tem sua força e inspiração em Jesus Cristo, Salvador, que veio anunciar a Boa Nova da Salvação: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Moldados pelos ideais do Bem-aventurado Francisco Maria da Cruz Jordan e da Bem-aventurada Maria dos Apóstolos, Fundadores da Família Salvatoriana, nos empenhamos pela cultura e pela formação humana e cristã centrada na vida, através do anúncio de Jesus Salvador.
Carisma Salvatoriano
Trata-se de um dom de Deus, concedido ao seu grande fundador, o Bem -aventurado Francisco Maria da Cruz Jordan, para dar continuidade à missão de Jesus Cristo. O Beato Francisco Jordan deixou como legado as seguintes características que marcam a nossa maneira de ser e agir:
Testemunho de Vida
Nosso agir cotidiano revelam o amor de Deus Salvador, presente e atuante na história. A ação educativa deve vir acompanhada da motivação para a vivência de valores humanos e cristãos.
Anúncio do Salvador
A missão consiste em anunciar às pessoas Jesus Cristo, como salvador, ensinando, transmitindo e vivenciando valores fundamentais da vida. O anúncio deve acontecer na perspectiva de universalizar e partilhar o conhecimento que é transmitido, primordialmente, por meio do testemunho da Vida.
Preparação de Lideranças
Formar cristãos, convictos de sua fé e propagadores dos valores cristãos. "O sábio resplandecerá como o resplendor do firmamento e os que ensinam a muitos a justiça, brilharão para sempre como estrelas".
Universalidade
Nossa missão tem como centro a pessoa humana, isto sem qualquer discriminação de raça, cor, classe social, nacionalidade, bem como, o respeito e acolhimento à pessoa em sua situação real.
Educador Salvatoriano
O educador Salvatoriano é orientado pelos valores e princípios da Proposta Educativa Salvatoriana. Dessa forma esse educador:
- É consciente de seu agir e responsável pelos seus atos, acreditando na modificabilidade pessoal.
- É capaz de adaptar-se, compreender e viver em uma sociedade em constante transformação, enriquecendo o seu interior e ao mesmo tempo expandindo seu testemunho de fé.
- Seu agir é baseado na esperança, demonstra coragem e capacidade de trabalhar em equipe.
- É agente transformador. Visa o desenvolvimento de um modelo social mais justo e igualitário.
- É um estimulador do potencial do estudante para que adquira e alimente a paixão pelo conhecimento, pela cultura e pela cidadania.
- É um mediador, ensina a “aprender a aprender”.
- Foca seu trabalho na metacognição, ajudando o estudante a tomar consciência de suas potencialidades e limites.
- Tem otimismo pedagógico e auxilia o estudante a elaborar uma imagem positiva de si.
Fundadores
Bem-aventurado Francisco Maria da Cruz Jordan
Saiba mais sobre o Bem-aventurado Francisco JordanBem-aventurada Maria dos Apóstolos
Saiba mais sobre a Bem-aventurada Maria dos Apóstolos
Irmãs Salvatorianas no Brasil
O Bem-aventurado Francisco Jordan e a Bem-aventurada Maria dos Apóstolos nos deixaram a herança de prolongar na história o Carisma e Missão Salvatoriana, que nos desafia a assumir um compromisso em favor da vida, continuando a missão de Jesus, o Salvador, que veio “para que todos tenham vida”. A pedido de Dom Daniel Hostin, Bispo Diocesano de Lages-SC, as primeiras Irmãs Salvatorianas deixaram a Alemanha, sua terra natal, e chegaram ao Brasil no dia 06 de dezembro de 1936, estabelecendo-se em Videira/SC. As Irmãs traziam como objetivo de sua missão: a instrução da infância e da juventude, bem como a pastoral paroquial e da saúde.