• Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição
  • Colégio Salvatoriano Bom Conselho
  • Colégio Salvatoriano Padre Jordan
  • Colégio Salvatoriano Padre Jordan
  • Hospital Salvatoriano Divino Salvador
  • Hospital Salvatoriano Santa Maria

Pastoral Escolar

Somos um Colégio em Pastoral.

O que isto significa?

A vida, as palavras e os ensinamentos de Jesus Cristo são extremamente educativos, provocadores e mobilizadores de novas posturas, tomada de consciência e testemunho daqueles que o aceitam. Por isso, ser um Colégio “em Pastoral” significa aprender, reaprender e vivenciar cotidianamente o modo de ser, pensar, falar e agir do próprio Cristo, o Bom Pastor.

Como uma instituição eclesial no campo da cultura e educação, empenhamo-nos em desenvolver um processo educativo-evangelizador que leve em consideração as dimensões afetiva, psíquica, cognitiva, física e espiritual de todos os educandos, educadores e familiares.

A Pastoral Escolar, portanto, é ação evangelizadora e pedagógica que procura fazer do Colégio:

Nicho com a imagem de Padre Jordan

A fim de nos levar a meditar o mistério da glória de Deus que resplandece na face de Jesus Cristo nosso Salvador, bem como da Virgem Maria e dos Santos e Santas e ainda para que cada um de nós possa se tornar “uma luz no Senhor” a Igreja nos convida a venerar as sagradas imagens.

As imagens sacras devem ser verdadeiras obras de arte, capazes de revelar o esplendor da beleza que procede de Deus e a Deus conduz.

É com esta intenção que nosso Colégio proporciona aos estudantes, educadores, familiares e visitantes a possibilidade de poder contemplar, em seu pátio principal,  a imagem do Venerável Servo de Deus, Padre Francisco Maria da Cruz Jordan, titular e patrono de nosso Colégio.

A referida imagem de Padre Jordan é obra do artista Conrado Michael Moser, residente no município catarinense de Treze Tílias que, em 2019, a pedido das Irmãs Salvatorianas, esculpiu, totalmente em madeira,  tão bela imagem. 

A imagem do Patrono do Colégio, Padre Jordan, está sustentada por um pilar de granito rústico.

A rocha, a pedra, são belas e importantes imagens bíblicas do próprio Deus.

No Novo Testamento esta imagem é também atribuída a Jesus, “pedra angular que os pedreiros rejeitaram”(cf Sl 117(118)).

A pedra é algo perene, forte, imutável, assim como o nosso Deus.

A força que Padre Jordan encontrou para sua vida e sua missão veio de Deus, “rochedo que nos salva” (Sl 94(95),1).

Assim como a vida e missão de Padre Jordan, também a vida de cada cristão deve ser sustentada por Deus, “nosso rochedo e fortaleza”(Sl 18,2).

Momentos de Oração no Pátio

Disse Jesus: “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou no meio deles”(Mt 18,20)

Faz parte da rotina dos estudantes do Colégio Salvatoriano Padre Jordan o Momento de Oração no Pátio.

Os estudantes são reunidos todos os dias, antes do início das aulas, juntamente com seus educadores, para um momento muito especial de conversa com Deus através da oração.

Motivados a elevar o pensamento a Deus, numa atitude de louvor e gratidão, dedicamos esse tempo a fim de tomar consciência da presença de Deus em nossas vidas e cultivar em nosso ser a virtude da gratidão.

Missa pelas Famílias

“A família é um tesouro: é preciso protegê-la sempre, defendê-la. Que a Sagrada Família de Nazaré sempre proteja e ilumine o seu caminho”.(Papa Francisco)

Em diversas oportunidades, o Papa Francisco refere-se à família  como  “centro de amor onde reina a lei do respeito e da comunhão”.

Cada família, mesmo na sua fragilidade, pode tornar-se uma luz na escuridão do mundo.” (Amoris Laetitia, n.66, cap. 3)

Na Basílica São Pedro, falando às famílias assim proferiu: “As famílias constituem o primeiro lugar onde nos formamos como pessoas e, ao mesmo tempo, são os ‘tijolos’ para a construção da sociedade.”(Set/2014).

O Colégio Salvatoriano Padre Jordan, acreditando na importância da família, na sua  força  e,  de que a mesma  pode ser luz na escuridão do mundo, mesmo em meio as suas fragilidades, reúne-as, anualmente, para uma Celebração  Eucarística, na comunidade local, aproximando-as  do seu compromisso cristão e de sua contribuição  na formação de seus filhos, nossos estudantes.

Celebração da Páscoa

“Eu sou a ressurreição e a vida .”  (Jo 11, 25-26)

A Páscoa é a mais importante celebração da Fé Cristã quando recordamos a paixão, morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo.

É uma oportunidade de reavivar nossa fé, fortalecer nossa esperança e reacender em nós a chama do amor de Deus em nossos corações.

Imbuídos desse espírito o Colégio Salvatoriano Padre Jordan celebra viva e alegremente a Páscoa do Senhor com sua comunidade escolar quando estudantes e educadores se envolvem na preparação de encenações, cânticos, orações, testemunhos e ações solidárias para fazer memória e vivenciar o verdadeiro sentido da Páscoa que é Ressurreição do Senhor, a vitória da vida sobre o mal e a morte.

Celebração do Natal

“Não tenhais medo: Eis que vos anuncio uma grande alegria, que será de todo o povo; hoje, na cidade de Davi, nasceu um Salvador para vós, Cristo Senhor!”(Lc 2,10-11).

O Salvador nascido é o Príncipe da Paz.

Uma frase de Padre Jordan muito nos incentiva a viver a Paz que o menino Deus veio nos trazer em Belém: “Oh, como é belo quando se pode dizer de cada um de vós que é um mensageiro da paz!”

Todos os anos o Colégio Salvatoriano Padre Jordan celebra com sua comunidade educativa o Natal do Salvador, fazendo memória da encarnação do Filho de Deus em nossa história. Ele que veio assumir a nossa humanidade para tornar-nos cada vez mais semelhantes a Ele.

Escola de Pais Sagrada Família

A família sempre teve o amor, o carinho, o zelo e a atenção pastoral da Igreja, sabedoria que é da rica e, ao mesmo tempo, complexa realidade que envolve esta instituição tão querida por Deus. “Um dos desafios fundamentais que as famílias enfrentam hoje é seguramente o desafio educativo, que se tornou ainda mais difícil e complexo por causa da realidade cultural atual e da grande influência dos meios de comunicação”.(AL 94).

Consciente destes desafios pelos quais passam as famílias atuais, a Igreja como mãe e educadora quer também cumprir sua missão, oferecendo às famílias “espaços de apoio e aconselhamento sobre questões relacionadas com o crescimento do amor, a superação dos conflitos e a educação dos filhos”. (AL 38)

O Colégio Salvatoriano Padre Jordan,  por ser verdadeiro espaço eclesial e por    ter clareza de sua missão educativo-evangelizadora oferece aos familiares de seus estudantes a ESCOLA DE PAIS SAGRADA FAMÍLIA que acontece em conjunto com o Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima.

Esta Escola pretende ser um espaço de sólida reflexão e renovação da vocação à vida familiar, assumida pelos pais que tem como missão: conduzir e acompanhar o processo educacional de seus filhos, o desenvolvimento biológico, a formação ética, a educação sexual e a transmissão da fé a partir do testemunho de vida fraterna no ambiente do lar e no seio da sociedade.

Os encontros da Escola de Pais Sagrada Família conforme calendário próprio, sempre divulgado com antecedência, no Salão Nobre do Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima, sempre das 19h30min às 21h.

Confira nossa Liturgia Diária
Matrículas, informe-se aqui WhatsAppAgende sua visita