Memória Histórica
O Colégio Salvatoriano Padre Jordan – CSPJ, CNPJ sob nº 86.552.809/0009-07, CMC sob nº 529948-9, foi fundado em 14 de dezembro de 2018, mantendo o curso do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Está situado na Rua Coronel Caetano Costa, nº 501, bairro Jardim Atlântico – 88090-340, Florianópolis/ SC.
O Colégio Salvatoriano Padre Jordan é uma das unidades operativas mantida pelo Instituto de Ensino e Assistência Social – IEAS, uma associação civil, de direito privado, de fins não econômicos e lucrativos, filantrópica, de caráter beneficente de assistência social, de saúde, educacional e cultural, religiosa, inscrito no CNPJ sob nº 86.552.809/0001-41 e com certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS, conforme consta em seu Estatuto Social.
O IEAS tem por finalidade preponderante a atividade na área da saúde, conforme consta em seu artigo 5º do Estatuto Social:
I - prestar serviços de atendimento e atenção à saúde humana, nos limites de suas possibilidades, a todos que procurarem no sentido de proteger a família, a maternidade, a infância, a adolescência e a velhice, sem qualquer tipo e espécie ou distinção;
II – promover a educação em seus vários níveis, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação;
III – desenvolver as potencialidades e aquisições culturais e vivências da pessoa humana a fim de que ela possa ter acesso aos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária;
IV – fortalecer os vínculos familiares;
V – criar, desenvolver e manter atividades para a sua manutenção e qualificar seus serviços;
VI – estimular atividades de pesquisa científico-cultural e o desenvolvimento da cidadania nas áreas de Saúde e Educação;
VII – promover a ecologia.
A proposta inicial do CSPJ foi um projeto de alfabetização e esteve vinculada ao Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima – CSNSF, outra unidade operativa mantida pelo IEAS, no bairro Estreito, Florianópolis/SC, no intuito de contribuir de forma mais abrangente com a comunidade.
Desta forma, iniciou seu trabalho em 1983, juntamente com a entidade denominada Lar Fabiano de Cristo, atendendo 25 crianças entre 7 e 12 anos no Projeto de Alfabetização. O trabalho foi se ampliando e passou a atender, não apenas a alfabetização, mas o curso do ensino fundamental, com os estudantes de 1ª a 4ª série. Essa parceria se estendeu por 17 nos (1983-1999) e chegou a atender em média 627 crianças, gerando ótimos resultados no processo ensino-aprendizagem e na formação humana e cristã.
Após encerrar a parceria com o Lar Fabiano de Cristo, houveram tentativas de reiniciar os trabalhos. Em 2001 e 2002 ainda conseguiram atender a 1ª e 2ª séries. Em 2005 foi criado um anexo da escola para executar o Projeto Social de Educação da Mantenedora, denominado CEPAJO – Centro Educacional Padre Jordan, em homenagem ao fundador da Congregação Salvatoriana, situado no mesmo endereço em que hoje funciona o CSPJ, sendo atendidos de 2005 a 2018 estudantes do 1º ao 4º ano do ensino fundamental, provenientes de famílias comprovadamente carentes.
No ano de 2019, após uma reforma e ampliação do espaço, o CSPJ foi regulamentado como outra unidade operativa do Instituto de Ensino e Assistência Social (IEAS) e com o intuito de concretizar o Projeto Social de Educação da Mantenedora e atender as necessidades das comunidades dos bairros da região continental, próximos ao Colégio. O CSPJ passou a atender alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental provenientes de famílias da comunidade, comprovadamente carentes.
A característica comum desses bairros é a falta de condições adequadas de moradia, falta de saneamento básico, onde vivem famílias cuja renda não proporciona condições dignas de vida. Este contexto é agravado pela violência, mal que atinge grande parte dos centros urbanos de nosso país.
O Colégio Salvatoriano Padre Jordan contribui com a sociedade, oferecendo uma educação de qualidade. Com objetivos claros, tem como função principal desenvolver habilidades e competências em seus estudantes a fim de capacitá-los para o exercício pleno de sua cidadania. Neste sentido, a participação dos pais e dos educadores é essencial. O centro de seu processo é a pessoa, seja o educando, desenvolvendo seu potencial, seja o educador, mediando os conteúdos acadêmicos, valores humanos e crenças sociais. A missão desta instituição está centrada na educação para a vida, buscando formar cidadãos com postura crítica e criativa, ética e solidária, tornando-se lideranças na sociedade em que vivemos.
A missão do Colégio é: “Mediar a construção do conhecimento, desenvolvendo o potencial humano para a promoção da vida”. No atual contexto social, certamente, havemos de envidar esforços para que se concretize tal missão de modo significativo. Daí o desafio de educar em e para uma sociedade cujo fluxo de informações é crescente de modo exponencial e cujas estratégias existentes até hoje não dão mais conta de formar e educar pessoas para este novo tempo. Foca-se, então, no processo de aprender a conhecer, a fazer, a viver e a ser.
Visão e Missão
Ser referência em formação humana, cristã e integral.
Promover o conhecimento e o cuidado humanizado integral da vida.
Nossos valores
Os presentes valores norteiam nossa vida e missão. Acreditamos que todos os valores que dignificam a pessoa e favorecem sua convivência são merecedores de nossa atenção. Ao priorizarmos estes, temos a certeza de que, internalizados, favorecem a vivência dos demais.
Identidade Salvatoriana
O Colégio Salvatoriano Padre Jordan, como instituição católica e salvatoriana tem sua força e inspiração em Jesus Cristo, Salvador, que veio anunciar a Boa Nova da Salvação: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Moldados pelos ideias de Padre Francisco Maria da Cruz Jordan e da Bem-aventurada Maria dos Apóstolos, Fundadores da Família Salvatoriana, nos empenhamos pela cultura e pela formação humana e cristã centrada na vida, através do anúncio de Jesus Salvador.
Fundadores
Padre Francisco Maria da Cruz Jordan
Saiba mais sobre Padre JordanMadre Maria dos Apóstolos
Saiba mais sobre Madre Maria
Irmãs Salvatorianas no Brasil
Padre Jordan e Madre Maria nos deixaram a herança de prolongar na história o Carisma e Missão Salvatoriana, que nos desafia a assumir um compromisso em favor da vida, continuando a missão de Jesus, o Salvador, que veio “para que todos tenham vida”. A pedido de Dom Daniel Hostin, Bispo Diocesano de Lages-SC, as primeiras Irmãs Salvatorianas deixaram a Alemanha, sua terra natal, e chegaram ao Brasil no dia 06 de dezembro de 1936, estabelecendo-se em Videira/SC. As Irmãs traziam como objetivo de sua missão: a instrução da infância e da juventude, bem como a pastoral paroquial e da saúde.