• Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição
  • Colégio Salvatoriano Bom Conselho
  • Colégio Salvatoriano Padre Jordan
  • Colégio Salvatoriano Padre Jordan

Memória Histórica

O Colégio Salvatoriano Padre Jordan – CSPJ, CNPJ sob nº 86.552.809/0009-07, CMC sob nº 529948-9, foi fundado em 14 de dezembro de 2018, mantendo o curso do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Está situado na Rua Coronel Caetano Costa, nº 501, bairro Jardim Atlântico – 88090-340, Florianópolis/ SC.

O Colégio Salvatoriano Padre Jordan é uma das unidades operativas mantida pelo Instituto de Ensino e Assistência Social – IEAS, uma associação civil, de direito privado, de fins não econômicos e lucrativos, filantrópica, de caráter beneficente de assistência social, de saúde, educacional e cultural, religiosa, inscrito no CNPJ sob nº 86.552.809/0001-41 e com certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS, conforme consta em seu Estatuto Social.

O IEAS tem por finalidade preponderante a atividade na área da saúde, conforme consta em seu artigo 5º do Estatuto Social:
I - prestar serviços de atendimento e atenção à saúde humana, nos limites de suas possibilidades, a todos que procurarem no sentido de proteger a família, a maternidade, a infância, a adolescência e a velhice, sem qualquer tipo e espécie ou distinção;
II – promover a educação em seus vários níveis, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação;
III – desenvolver as potencialidades e aquisições culturais e vivências da pessoa humana a fim de que ela possa ter acesso aos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária;
IV – fortalecer os vínculos familiares;
V – criar, desenvolver e manter atividades para a sua manutenção e qualificar seus serviços;
VI – estimular atividades de pesquisa científico-cultural e o desenvolvimento da cidadania nas áreas de Saúde e Educação;
VII – promover a ecologia.

A proposta inicial do CSPJ foi um projeto de alfabetização e esteve vinculada ao Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima – CSNSF, outra unidade operativa mantida pelo IEAS, no bairro Estreito, Florianópolis/SC, no intuito de contribuir de forma mais abrangente com a comunidade.

Desta forma, iniciou seu trabalho em 1983, juntamente com a entidade denominada Lar Fabiano de Cristo, atendendo 25 crianças entre 7 e 12 anos no Projeto de Alfabetização. O trabalho foi se ampliando e passou a atender, não apenas a alfabetização, mas o curso do ensino fundamental, com os estudantes de 1ª a 4ª série. Essa parceria se estendeu por 17 nos (1983-1999) e chegou a atender em média 627 crianças, gerando ótimos resultados no processo ensino-aprendizagem e na formação humana e cristã.

Após encerrar a parceria com o Lar Fabiano de Cristo, houveram tentativas de reiniciar os trabalhos. Em 2001 e 2002 ainda conseguiram atender a 1ª e 2ª séries. Em 2005 foi criado um anexo da escola para executar o Projeto Social de Educação da Mantenedora, denominado CEPAJO – Centro Educacional Padre Jordan, em homenagem ao fundador da Congregação Salvatoriana, situado no mesmo endereço em que hoje funciona o CSPJ, sendo atendidos de 2005 a 2018 estudantes do 1º ao 4º ano do ensino fundamental, provenientes de famílias comprovadamente carentes.

No ano de 2019, após uma reforma e ampliação do espaço, o CSPJ foi regulamentado como outra unidade operativa do Instituto de Ensino e Assistência Social (IEAS) e com o intuito de concretizar o Projeto Social de Educação da Mantenedora e atender as necessidades das comunidades dos bairros da região continental, próximos ao Colégio. O CSPJ passou a atender alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental provenientes de famílias da comunidade, comprovadamente carentes.

A característica comum desses bairros é a falta de condições adequadas de moradia, falta de saneamento básico, onde vivem famílias cuja renda não proporciona condições dignas de vida. Este contexto é agravado pela violência, mal que atinge grande parte dos centros urbanos de nosso país.

O Colégio Salvatoriano Padre Jordan contribui com a sociedade, oferecendo uma educação de qualidade. Com objetivos claros, tem como função principal desenvolver habilidades e competências em seus estudantes a fim de capacitá-los para o exercício pleno de sua cidadania. Neste sentido, a participação dos pais e dos educadores é essencial. O centro de seu processo é a pessoa, seja o educando, desenvolvendo seu potencial, seja o educador, mediando os conteúdos acadêmicos, valores humanos e crenças sociais. A missão desta instituição está centrada na educação para a vida, buscando formar cidadãos com postura crítica e criativa, ética e solidária, tornando-se lideranças na sociedade em que vivemos.

A missão do Colégio é: “Mediar a construção do conhecimento, desenvolvendo o potencial humano para a promoção da vida”. No atual contexto social, certamente, havemos de envidar esforços para que se concretize tal missão de modo significativo. Daí o desafio de educar em e para uma sociedade cujo fluxo de informações é crescente de modo exponencial e cujas estratégias existentes até hoje não dão mais conta de formar e educar pessoas para este novo tempo. Foca-se, então, no processo de aprender a conhecer, a fazer, a viver e a ser.

Visão e Missão

Promover o conhecimento e o cuidado humanizadoeintegral da vida.

Promover o conhecimento e o cuidado humanizadoeintegral da vida.

Ser referência em formação humana, cristã e integral.

Ser referência em formação humana, cristã e integral.

Nossos valores

Os presentes valores norteiam nossa vida e missão. Acreditamos que todos os valores que dignificam a pessoa e favorecem sua convivência são merecedores de nossa atenção. Ao priorizarmos estes, temos a certeza de que, internalizados, favorecem a vivência dos demais.

  • Identidade Salvatoriana
    Identidade SalvatorianaVivência, testemunho, anúncio de Jesus Salvador.
  • Empatia, alegria e atenção solícita
    Empatia, alegria e atenção solícitaAtendimento cordial e acolhedor; hospitalidade e alegria nas relações.
  • Cuidado humanizado
    Cuidado humanizadoCuidado com a pessoa, sua dignidade e integridade; desenvolvimento das potencialidades devida.
  • Gestão compartilhada
    Gestão compartilhadaConfiança e autorresponsabilidade profissional, criatividade e aprendizagem contínua, compartilhamento de conhecimentose inovação.
  • Solidariedade
    SolidariedadeGeração de valor social e promoção da vida.
  • Sustentabilidade
    SustentabilidadeMissão sustentável por ser pautada no cuidado com a vida, com o futuro do planeta e da instituição.

Identidade Salvatoriana

O Colégio Salvatoriano Padre Jordan, como instituição católica e salvatoriana tem sua força e inspiração em Jesus Cristo, Salvador, que veio anunciar a Boa Nova da Salvação: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Moldados pelos ideias de Padre Francisco Maria da Cruz Jordan e da Bem-aventurada Maria dos Apóstolos, Fundadores da Família Salvatoriana, nos empenhamos pela cultura e pela formação humana e cristã centrada na vida, através do anúncio de Jesus Salvador.

Fundadores

Irmãs Salvatorianas no Brasil

Padre Jordan e Madre Maria nos deixaram a herança de prolongar na história o Carisma e Missão Salvatoriana, que nos desafia a assumir um compromisso em favor da vida, continuando a missão de Jesus, o Salvador, que veio “para que todos tenham vida”. A pedido de Dom Daniel Hostin, Bispo Diocesano de Lages-SC, as primeiras Irmãs Salvatorianas deixaram a Alemanha, sua terra natal, e chegaram ao Brasil no dia 06 de dezembro de 1936, estabelecendo-se em Videira/SC. As Irmãs traziam como objetivo de sua missão: a instrução da infância e da juventude, bem como a pastoral paroquial e da saúde.

Saiba mais

Matrículas, informe-se aqui