• Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição
  • Colégio Salvatoriano Bom Conselho
  • Colégio Salvatoriano Padre Jordan
  • Colégio Salvatoriano Padre Jordan
  • Hospital Salvatoriano Divino Salvador
  • Hospital Salvatoriano Santa Maria

Educação Salvatoriana

A educação Salvatoriana está presente, no Brasil, desde 1936, quando as primeiras Irmãs Salvatorianas aqui aportaram e fundaram o Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição, em Videira. Deram, assim, sequência à missão de tornar Jesus conhecido e amado por todos, sem descansar enquanto houvesse quem desconhecesse a Sua palavra. As irmãs fundaram ainda outras instituições de ensino, Colégio Salvatoriano Bom Conselho em Passo Fundo (1950) e Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima (1958) em Florianópolis.

Como instituições Confessionais Católicas, são centro de aprendizagem, vida e evangelização. Esses espaços de educação salvatoriana têm como finalidade desenvolver nos seus estudantes a aprendizagem em suas diferentes dimensões: “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser e aprender a crer”.

Proposta Pedagógica

A identidade dos Colégios Salvatorianos se sustenta através da dimensão pastoral e evangelizadora transversalizada em sua prática pedagógica. São espaços onde se prima pelo desenvolvimento integral do estudante, baseando-se no cultivo cotidiano de valores, crenças e incentivo à intervenção no mundo de uma forma responsável, solidária, crítica e criativa.

Esta Proposta Pedagógica tem como modelo inspirador Jesus Salvador. Concretiza-se através da aplicação dos princípios da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (TMCE) e da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM). Seu foco principal é o processo de mediação, através do qual o estudante desenvolve um conjunto de habilidades e competências que o fazem se tornar mais inteligente, ampliando seu repertório de estratégias para a resolução das mais diferentes situações da vida.

Baixe aqui o Projeto Político Pedagógico Pastoral

Proposta Educativa

O currículo das instituições salvatorianas promove oportunidades de aprendizagem, visando a concretização da missão institucional.
A organização pedagógica contempla:

  • A formação integral do educando;
  • O desenvolvimento de competências e habilidades;
  • A intencionalidade na mediação das ações educativas;
  • O desenvolvimento do aprendizado como um processo;
  • A flexibilidade perante o novo;
  • Sistematização de ações que viabilizem a excelência acadêmica;
  • A formação humana e cristã;
  • O desenvolvimento da consciência ecológica e ética;
  • A reflexão sobre as implicações da globalização na cultura, comunicação e economia.

Processo Avaliativo

A avaliação é parte integrante do processo de ensino aprendizagem. Prevê um acompanhamento contínuo sistemático, que identifica possibilidades para aprimorar o desenvolvimento do mediado e as ações educativas do mediador. Propondo mudanças que visam à sua autonomia e à sua autonomia e à apropriação de habilidades e competências, desenvolvidas através da mediação de saberes construídos ao longo do processo.

Nas classes do 1º ano de Ensino Fundamental, também é realizado por meio de Parecer Descritivo, porém trimestralmente. Para as classes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, este registro é feito por componente curricular e expresso através de notas de 1 a 10, trimestralmente.

Mediar a construção do conhecimento, desenvolvendo o potencial humano para a promoção da vida.

Assista ao vídeo Institucional

Estrutura Física

  • Fachada do Colégio
  • sala de aula
  • sala de inovação Pense
  • Biblioteca
  • Pátio fundamental I
  • Pátio Fundamental I
  • Pátio Fundamental II - aula de espanhol
  • Ginásio esportivo

Regimento Escolar

A Instituição Salvatoriana orienta sua ação educativa, através do legado que seu Fundador, Padre Francisco Maria da Cruz Jordan, deixou. Padre Jordan, inspirando-se no Evangelho de João 17,3, insiste que ensinemos, levemos ao conhecimento de que a “a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o Deus único e verdadeiro e aquele que enviaste, Jesus Cristo.” Para realizar esta missão, o Fundador pede que “sejam utilizados todos os modos e meios de acordo com as exigências de cada tempo e lugar”. (CIS/25, Ed.2, p.41).

Leia na íntegra o regimento escolar de nossa Instituição:

Baixe aqui o regimento em PDF
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