• Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição
  • Colégio Salvatoriano Bom Conselho
  • Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima
  • Colégio Salvatoriano Padre Jordan
  • Hospital Salvatoriano Divino Salvador
  • Hospital Salvatoriano Santa Maria

Como tudo começou

Florianópolis conta com a presença das Irmãs Salvatorianas desde 1958, quando cinco Irmãs chegaram ao Bairro do Estreito com o objetivo de desenvolver sua missão na pastoral da educação, através do Colégio Nossa Senhora de Fátima.

As atividades escolares iniciaram no dia 8 de fevereiro de 1958, em salas improvisadas nas dependências do Santuário Nossa Senhora de Fátima. Além do salão paroquial, foram construídas algumas salas de madeira no mesmo terreno. Em 1964, foi autorizado o Curso Ginasial e, uma das exigências para o mesmo funcionar, era de que precisava ser em prédio de alvenaria. Foi então que se alugou o prédio da Creche Lucilia Hülse, na Rua Aracy Vaz Callado.

Enquanto isso estava sendo construída a primeira parte do atual prédio, na Rua Afonso Pena, que foi inaugurada ainda no ano de 1964. Ao longo dos anos, o Colégio foi passando por uma série de adequações e ampliações visando sempre oferecer um serviço de qualidade à comunidade e à sociedade. A partir do ano de 2001, passou a ser oferecido o curso de Ensino Médio, atendendo a uma necessidade da comunidade do Estreito. Já em 2007, com a ampla adaptação do espaço físico, passou-se a oferecer o serviço de Contraturno para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

O Colégio passou por grandes transformações em sua estrutura, com a cobertura das duas quadras esportivas, a construção de uma área especial para a Educação Infantil com 10 novas salas de aula, a inauguração do refeitório e a implantação do sistema de segurança, revitalização do bosque, aulas de informática itinerantes e outros. Hoje oferece para a comunidade os Cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Em 216, o Colégio inaugurou o novo espaço do Contraturno, que além de moderno, proporciona bem-estar aos estudantes. O investimento feito neste novo ambiente pedagógico vem contribuir para a ampliação das oportunidades educacionais dos estudantes sejam elas intelectuais, afetivas, religiosas, sociais e culturais.

Atualmente com 1600 estudantes e 180 educadores, o Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima continuar realizando um ensino de excelência pedagógica com valores cristãos que se tornam intrínsecos na vida de cada educando e família, concretizando a mudança social desejada.

Visão e Missão

Ser referência em formação humana, cristã e integral.

Ser referência em formação humana, cristã e integral.

Promover o conhecimento e o cuidado humanizado integral da vida.

Promover o conhecimento e o cuidado humanizado integral da vida.

Nossos valores

Os presentes valores norteiam nossa vida e missão. Acreditamos que todos os valores que dignificam a pessoa e favorecem sua convivência são merecedores de nossa atenção. Ao priorizarmos estes, temos a certeza de que, internalizados, favorecem a vivência dos demais.

  • Identidade Salvatoriana
    Identidade SalvatorianaVivência, testemunho, anúncio de Jesus Salvador.
  • Empatia, alegria e atenção solícita
    Empatia, alegria e atenção solícitaAtendimento cordial e acolhedor; hospitalidade e alegria nas relações.
  • Cuidado humanizado
    Cuidado humanizadoCuidado com a pessoa, sua dignidade e integridade; desenvolvimento das potencialidades de vida.
  • Gestão compartilhada
    Gestão compartilhadaConfiança e autorresponsabilidade profissional, criatividade e aprendizagem contínua, compartilhamento de conhecimento e inovação.
  • Solidariedade
    SolidariedadeGeração de valor social e promoção da vida.
  • Sustentabilidade
    SustentabilidadeMissão sustentável por ser pautada no cuidado com a vida, com o futuro do planeta e da instituição.

Hino do colégio

Refrão: Colégio Nossa Senhora de Fátima, recanto para ensinar e aprender.Educando para a justiça e a paz, tu sempre terás o nosso amor.

1- Ao jovem e à criança tu és segundo lar, promoves a esperança no gesto de ensinar. Maria educadora é tua grande luz na estrada salvadora que leva até Jesus.

2- O Mestre é que nos fala na voz do professor E leva a cada sala a luz do seu amor. Aclara o que é escuro, educa para a paz e mostra que o futuro agora é que se faz.

3. Tu formas lideranças que vão testemunhar o amor que não se cansa de Cristo anunciar. Colégio, com carinho, a nossa gratidão, por seres um caminho em nossa formação.

4- No conviver diário cantamos o louvor a Cristo missionário, Divino Educador. Vem dele o privilégio e a grande vocação, que fazem do Colégio espaço de missão.

Identidade Salvatoriana

O Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima, como instituição católica e salvatoriana tem sua força e inspiração em Jesus Cristo, Salvador, que veio anunciar a Boa Nova da Salvação: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Moldados pelos ideias de Padre Francisco Maria da Cruz Jordan e da Bem-aventurada Maria dos Apóstolos, Fundadores da Família Salvatoriana, nos empenhamos pela cultura e pela formação humana e cristã centrada na vida, através do anúncio de Jesus Salvador.

Fundadores

Irmãs Salvatorianas no Brasil

Padre Jordan e Madre Maria nos deixaram a herança de prolongar na história o Carisma e Missão Salvatoriana, que nos desafia a assumir um compromisso em favor da vida, continuando a missão de Jesus, o Salvador, que veio “para que todos tenham vida”. A pedido de Dom Daniel Hostin, Bispo Diocesano de Lages-SC, as primeiras Irmãs Salvatorianas deixaram a Alemanha, sua terra natal, e chegaram ao Brasil no dia 06 de dezembro de 1936, estabelecendo-se em Videira/SC. As Irmãs traziam como objetivo de sua missão: a instrução da infância e da juventude, bem como a pastoral paroquial e da saúde.

Saiba mais

Matrículas, informe-se aqui WhatsAppAgende sua visita