Vamos conhecer nossos números?

Você faz ideia de quantos exames por imagem nós fazemos todos os meses? E quantos partos? Para responder esta pergunta, reunimos as principais informações sobre alguns dos nossos números.  

Exames de diagnóstico por imagem revolucionaram a medicina e o atendimento. Eles permitiram identificar e analisar diferentes órgãos e músculos do organismo, dando certeza sobre o estado de saúde do paciente. Aqui no HSDS, dispomos de várias possibilidades de diagnóstico por imagem, que se adaptam a cada necessidade do nosso corpo clínico e atendem, ainda, o SUS, particulares e convênios.

Raio-X

Em primeiro lugar temos o raio-x como o mais realizado no HSDS. Com 26.564 diagnósticos realizados nos últimos 16 meses, o exame é um importante auxiliar na avaliação da progressão da Covid-19 nos pacientes. Isso quer dizer que já esperávamos que os números relativos ao raio-x fossem bem altos.

Nos últimos 16 meses, ou seja, entre março de 2020 e junho de 2021, tivemos uma média mensal de 2.214 exames de raio-x realizados. Destes, 32% correspondeu aos exames particulares ou convênios. No total do período, mais de 11.000 exames particulares e de convênios foram realizados.

Os meses campeões de raio-x foram outubro de 2020 (com 2.187), seguido por maio de 2021 (com 1980) e janeiro de 2021 (com 1919). Na lanterna está o mês de abril de 2020 (com 1096), impactado pelo isolamento social em Santa Catarina.

Tomografia

Em segundo lugar no pódio do exames temos a tomografia. O diagnóstico teve um aumento expressivo na procura a partir do segundo semestre de 2020, quando todos os meses ultrapassaram a marca dos 500 exames realizados. Assim, no total acumulado dos últimos 16 meses temos 9.466 tomografias.

A média mensal, por sua vez, ficou em 592 exames, cujo percentual apresenta equivalência entre os atendimentos SUS e particular/convênios. Em números absolutos, os meses com maior destaque foram maio e junho de 2021, com 1182 e 1099 tomografias respectivamente. O mês de junho de 2021 também tem destaque no período analisado por ter 68% dos exames realizados por particulares ou convênios.

Estes números são um resultado direto da implantação de um novo aparelho de tomografia, com 16 canais, que garante maior qualidade de imagem e rapidez. Relembre a instalação do tomógrafo aqui

Ultrassom

O ultrassom ficou com a medalha de bronze. O serviço também foi muito impactado pelo isolamento social, mas retornou progressivamente. Nos últimos 16 meses, foram realizados 7.851 exames, dos quais 5.452 foram particulares ou por convênios.

Se os meses de abril e maio de 2020 ficaram na lanterna com relação à quantidade de exames, o destaque coube a novembro de 2020 e fevereiro de 2021 com 877 e 745 ultrassons respectivamente. O novo equipamento de ultrassom foi instalado no final de setembro de  2020, o que contribuiu para o crescimento do serviço, que passou de um pico de em torno de 500 exames para ultrapassar os 800.

A média mensal de exames de ultrassom realizados no HSDS nos últimos 16 meses é de 491 exames, dos quais 69% corresponde a particulares e convênios.

Tem bebê chegando aí

E se os ultrassons aumentam, pode-se imaginar que também cresce a demanda pelo pré-natal e acompanhamento da gestação. É claro que o exame não é apenas para isto (veja mais sobre as possibilidades do ultrassom aqui), mas já que tocamos no assunto vamos adiante.

Nos últimos três meses, tivemos uma média de 82 nascimentos aqui no HSDS. Foram 76 fofuras que nasceram em abril, 96 em maio e outras 76 em junho. E felizmente elas podem contar com alguns equipamentos novos para identificar a quantidade de bilirrubina do bebê através da pele, sem retirar sangue, e  para tratar a icterícia neonatal, além do reanimador infantil para casos de parada cardiorrespiratória, substituindo a reanimação manual.

Outros conteúdos