Hospital recebe equipamentos da Fundação LCIF e Sicoob Vale do Vinho

Entrega simbólica aconteceu na tarde de ontem, 16. Os equipamentos estão em uso desde o mês de março de 2021.

Na tarde da última quarta-feira, 16, um evento restrito a poucos convidados movimentou o HSDS: a entrega simbólica dos equipamentos adquiridos através da Fundação LCIF em parceria com o Sicoob Vale do Vinho. O projeto elaborado através de uma ação conjunta entre a Governadoria do Distrito LD-8 de Lions Clubes, dos Lions Clubes de Videira (Lions Clube Videira Centro, Lions Clube Videira Perdizes e Lions Clube Videira Amigos do Servir) e do Hospital Salvatoriano Divino Salvador contou com a parceria do Sicoob Vale do Vinho para receber o valor de $15.070 dólares. Este montante garantiu a aquisição de cinco equipamentos, sendo alguns destinados à pediatria.

Os equipamentos recebidos

  • Elevador de Pacientes: utilizado para içar o paciente de forma segura do leito e transferi-lo para a maca, poltrona, etc. O equipamento é indispensável nas UTIs, onde a maioria dos pacientes permanece imóvel e depende unicamente da equipe hospitalar para mudar de posição.
  • Equipamentos de Fototerapia Bilitron Sky e Fototerapia BilitronBed: utilizados para tratamento de icterícia neonatal, que deriva da produção excessiva de bilirrubina pelo fígado ainda imaturo do bebê. O tratamento deve iniciar entre as 12 e 24 primeiras horas de vida do recém-nascido e seu atraso ou ausência pode provocar alterações no sistema nervoso, crises convulsivas e problemas auditivos.
  • BilirrubinômetroTranscutâneo: aparelho que mede a quantidade de bilirrubina através da pele do bebê, eliminando a necessidade da coleta de sangue. O resultado em tempo real permite iniciar o tratamento de fototerapia ainda mais rápido.
  • Reanimador Infantil:  aparelho que elimina a necessidade de reanimação manual em recém-nascidos e crianças com parada cardiorrespiratória.

A entrega

Os equipamentos estão em uso desde o mês de março, mas a entrega foi adiada em respeito às normas sanitárias vigentes com relação à pandemia. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, tais como a Vice-Prefeita Municipal Claudete Nardi, a Secretária de Saúde de Videira Ivanice Peccin, o Diretor Administrativo do HSDS André Ragnini, a Coordenadora Institucional do HSDS Ir. Izena Maria Botezini, o casal Governador do Distrito de Lions LD-8 DG Rid Eloi Zatta e CaL Rosi Scariot Zatta, o Presidente do Lions Clube Videira Amigos do Servir CL Marcos Fischer, a esposa do Presidente do Lions Clube Videira Centro CaL Ines Schuler, o Presidente do Lions Clube Videira Perdizes João Carlos Felipe, o Coordenador de Projetos CL Günther Palla Maier e o Presidente do Sicoob Vale do Vinho Luiz Vicente Suzin.

Em suas falas, as autoridades destacaram a excelência dos serviços do Hospital e a necessidade de que a comunidade e os poderes públicos e privados se unam para agir em prol da saúde de Videira e região.

Para o Diretor Administrativo do HSDS, o agradecimento não vem apenas da Direção do Hospital, mas de todas as famílias que já tiveram e terão seus filhos salvos e saudáveis por utilizarem os equipamentos. “Também ressalto que o Hospital é uma referência em saúde na região por conta de todo trabalho realizado pelos colaboradores e, especialmente, pelas Irmãs Salvatorianas, cuja trajetória em Videira se liga diretamente à assistência hospitalar do município”, pontuou.

Segundo o DG Rid Eloi Zatta, a Fundação de Lions Clubes (LCIF) foi fundada em 1968 para apoiar os esforços dos Lions Clubes e parceiros para atender às comunidades locais ao redor do mundo. Os recursos provém de doações, especialmente dos associados, e são disponibilizadas após uma avaliação dos projetos encaminhados para sua sede em Chicago (EUA). “Nos últimos dois anos, o Distrito LD-8, que agrupa os clubes de 60 municípios em todo o Oeste catarinense, recebeu um total de $66.570 dólares para atender diferentes projetos como o auxílio aos atingidos por diferentes vendavais nas cidades de Belmonte, Tangará, Água Doce, Irineópolis e Vargem Bonita, um projeto desenvolvido pelo Lions Clube Pinhalzinho em parceria com a APAE, o auxílio emergencial diante da pandemia de Covid, e este projeto com o Hospital Salvatoriano Divino Salvador, em Videira”, explica. O Governador ainda pontuou que o projeto foi avaliado a partir de critérios como a viabilidade, aplicabilidade dos recursos e envolvimento com a entidade atendida através de trabalhos voluntários, além da contrapartida desenvolvida com o Sicoob Vale do Vinho.

Em sua fala, o Presidente do Sicoob Vale do Vinho Luiz Vicente Suzin destacou a forte emoção por ver a generosidade da população videirense, que não mede esforços para ajudar os necessitados e fazer o bem. “Nós somos regidos pelo espírito do cooperativismo e o nosso 7º princípio é o Interesse pela comunidade. Isto significa que as cooperativas devem trabalhar para desenvolver suas comunidades e proporcionar o bem-estar para a população, para além dos seus membros. O Sicoob Vale do Vinho nasceu em Videira e tal como a Coopervil desenvolve vários projetos sociais. Agora estamos com uma grande campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis para aplacar o problema da fome na região, com pontos de coleta em todas as nossas unidades. Gostaria de ressaltar que o Hospital pode contar com o Sicoob para o que precisar”, apontou.

Já a Vice-Prefeita Claudete Nardi Vavassori destacou a qualidade do atendimento do HSDS e a necessidade que o município têm de iniciativas como a do Lions Clube. “Vocês agem quando nós, por qualquer razão que seja, não conseguimos agir. O município têm necessidades que são supridas diariamente pelos Clubes de Lions e nos emociona muito ver esse tipo de ação, de doação, ser concretizada”, salientou. De acordo com a Secretária de Saúde de Videira Ivanice Peccin, o município vivencia um momento de expressivo crescimento, podendo atingir até 1.000 nascimentos por ano. “Diante de um cenário como este, precisamos estar preparados para garantir o atendimento em diversas frentes. Hoje Videira dá as boas-vindas a uma nova pediatra que irá somar conosco no atendimento às crianças”, pontuou.

Depois dos pronunciamentos, os presentes foram convidados para assistir o descerramento simbólico de uma placa indicativa da doação, que está localizada ao lado da sala de reuniões do Hospital.

Outros conteúdos