NOVO SERVIÇO DE ULTRASSOM DO HSDS ALIA TECNOLOGIA COM ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA

O novo equipamento ocupa uma sala totalmente reformada para oferecer mais conforto aos pacientes e familiares, disponível para exames particulares e convênios

Ao pensar em exames de ultrassom você imediatamente imagina o primeiro contato da família com um bebê que vai nascer. Mas o pré-natal não é a única função de um aparelho ultrassom. Muito utilizado em exames cardíacos, para visualizar o funcionamento do sistema venoso, e para avaliar os órgãos internos como fígado, pâncreas e rins, o equipamento tem evoluído constantemente para garantir diagnósticos mais assertivos. Por isso, o Hospital Salvatoriano Divino Salvador apresenta um novo aparelho de ultrassom para atender pacientes particulares e de todos os convênios.

O novo ultrassom

O novo equipamento, produzido pela GE, foi projetado para oferecer uma visualização avançada, com flexibilidade para atender as demandas do futuro. De acordo com o obstetra Edilsom Fontinele Cerqueira (CRM-SC 1622) (RQE 8448), o aparelho permite que o profissional explore todas as suas especialidades no momento do diagnóstico e acompanhamento. “A aliança entre um equipamento de alta tecnologia e um profissional especializado é uma das preocupações do Hospital Salvatoriano Divino Salvador. Essa novidade é que há de mais atualizado no mercado atual, pois apresenta nove funcionalidades bastante interessantes para visualização do sistema vascular da gestante e do bebê, melhores contrastes para visualização das estruturas anatômicas, entre outras”, aponta o médico.

Funcionalidades

De acordo com o fabricante, o aparelho possui a capacidade de diferenciar formas irregulares com precisão para melhorar a visualização da estrutura anatômica em qualquer plano; realces para diferenciar a superfície e a borda dos tecidos; e Doppler bidimensional para um estudo vascular mais sensível e sem sobreposições. Assim, permite investigações melhores em casos de dores abdominais, nos flancos e costas, visualização das estruturas musculares, articulações, tendões, entre outros.

Para Dr. Edilsom, o ultrassom possui inúmeras outras funções no setor diagnóstico. “Por não ter efeitos da radiação, pode ser feito várias vezes sem preocupação. Todas as funcionalidades direcionadas para análise das gestantes pode ser usufruída por outros públicos para obter, por exemplo, diagnóstico da tireoide, dos vasos sanguíneos, ou do abdômen para avaliar órgãos como fígado, pâncreas, vesícula, rins e vias urinárias, presença de massas ou diagnosticar problemas decorrentes de pancadas ou traumatismos”, ressalta. Exames como ecocardiograma e Doppler permitem avaliar as estruturas e funcionamento do coração, além de avaliar a circulação dos vasos sanguíneos e o fluxo sanguíneo.

Saúde da mulher e gestantes

Ao falar em ultrassom, a primeira ideia que temos é do pré-natal. Não é para menos, afinal, o equipamento é um grande auxiliar no acompanhamento da gestante e da saúde do bebê.

“Ele também possui uma ferramenta automatizada para avaliar o risco da trissomia no cromossomo 21 (Síndrome de Down). Ainda permite calcular automaticamente o número e o volume de folículos a partir de uma imagem volumétrica em 3D do ovário. Outras inovações são: primeiro, a tecnologia de quatro câmeras para visualizar o padrão de imagens do coração do bebê; segundo, a avaliação da evolução do trabalho de parto; terceiro, a nova ferramenta de otimização automatizada que oferece acesso mais rápido a imagens estruturais da superfície durante a realização do exame 3D; e por último, o software 4D View, que permite a manipulação e análise dos dados do exame off-line para liberar a estação para a próxima paciente”, explica Dr. Edilsom.

HSDS investiu no setor diagnóstico

Os investimentos do setor diagnóstico têm valor estimado em R$ 1,5 milhão e incluem desde a troca dos aparelhos de raio-x realizada em 2017; novo tomógrafo em 2019, com 16 canais; novo ultrassom e modernização da estrutura física de atendimento.

Segundo André Ragnini, diretor administrativo do Hospital, ao colocar o novo ultrassom em funcionamento conclui-se mais uma etapa do projeto. “Agora temos uma nova sala de ultrassom, muito mais acolhedora. Além disso, o novo aparelho permite extrair o que há de melhor em nosso corpo clínico para oferecer à população de Videira e região. Não é preciso se deslocar para ter um exame de alta tecnologia e um serviço de excelência”, salienta.

Para agendar seu exame de ultrassom, entre em contato com o Hospital Salvatoriano Divino Salvador através do telefone (49) 3551-1500.

Outros conteúdos