Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/imaculada/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 76
Contraturno Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Notícias

Familiares do ex-professor Dante Martorano visitam CSIC

Na quinta-feira, dia 05 de março, recebemos no Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição dois filhos, Egídio Antônio e Ivo César, e Anita, neta do ex-professor do colégio Dr. Dante Martorano (in memorian).

Foi uma honra recebê-los em nossa instituição de ensino!

 

HISTÓRICO – DANTE MARTORANO

(Por Ir. Inês Boesing)

Nasceu aos 10 de setembro de 1925, em São Joaquim – Santa Catarina, filho de Egydio Martorano e de Eulália Brasil Martorano. No dia 04 de maio de 1951 casou-se com Maura Maria da Costa. Desta união de amor nasceram quatro filhos: Edda, Ivo Cesar, Egídio Antônio e Enzo Luís. Faleceu, em Florianópolis aos 59 anos de idade, no dia 17 de agosto de 1985, vítima de um câncer fulminante.

Notável e estudioso cidadão, foi Professor no Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição – Curso Técnico de Contabilidade, de 01 de março de 1953 até 28 de fevereiro de 1979.

Iniciou essa atividade quando ainda se denominava Escola Técnica de Comércio “Imaculada Conceição”.

Com Diploma de Bacharel em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, lecionava as disciplinas: Elementos de Economia, Direito Usual e Legislação Aplicada (Essas últimas sob a denominação de Prática Jurídica Geral e Comercial). Durante a década de 1950, também lecionava a disciplina de Francês no Curso Ginasial, sendo que, neste sentido, era um autodidata. Verificando os registros do arquivo do Colégio, encontramos alguns atestados de exercício do magistério emitidos pela Direção onde sempre está a seguinte expressão em relação ao Professor: “DANTE MARTORANO vem exercendo a função de professor com real eficiência e exemplar conduta”.

Na sua incansável busca de conhecimento e formação profissional, depois da Pós-graduação, vence o mestrado e, finalmente acaba doutorado pela Universidade Mackenzie de São Paulo.

Por 29 anos foi o competente e respeitado advogado em Videira e de todo o Estado. Autêntico catarinense, preocupou-se com a identidade do homem desta terra. Participava do Movimento do Contestado. Pesquisou e muito escreveu, com detalhes e momentos de ineditismo, sobre a Guerra do Contestado, seus personagens, as injustiças nela cometidas, e a violência de seus primeiros tempos.

Dante Martorano teve uma vida cultural muito rica e intensa. Advogado, pesquisador do Direito, ensaísta, cronista e historiador, sem descuidar da visão multidisciplinar que incluía o jurídico, além da biografia de José Boiteux.

Desde cedo mostrava a tendência e vocação pelos livros. Espírito de sonhador, idealista e empenhou-se com tudo para criar um Curso de Nível Superior em Videira.

A literatura o fascinava. Escreveu: Temas Catarinenses, Meus Caminhos – Poesias, Direito Municipal, este lançado quando já estava hospitalizado.

Juntamente com os Professores Acácio Garibaldi S. Thiago e Nilson Borges Filho dedicou-se ao estudo criticamente responsável sobre a “Disciplina Estudo dos Problemas Brasileiros na UFSC”, publicado em 1981. Mas, sem dúvida, a sua grande projeção na vida jurídica deve-se ao seu profundo conhecimento sobre o Municipalismo, seja como movimento federalista seja como concepção jurídico-política, traduzida no livro clássico citado acima sobre o tema “Direito Municipal”.

Foi Diretor e Membro Efetivo do IASC – Instituto dos Advogados de Santa Catarina, atuando sempre em favor da advocacia e do resgate da memória jurídica catarinense.

É o patrono da Cadeira nº 35 da ACALEJ – Academia Catarinense de Letras Jurídicas.

Dante, pessoa culta que valorizava o ensino e tinha o ideal de proporcionar à juventude videirense o acesso ao Ensino Superior. Queria investir na cultura e na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o desenvolvimento da sociedade. Neste sentido, um qualificativo para o Dr. Dante é: OUSADIA!

Dr. Dante Martorano fazia parte da FEMARP – Fundação Empresarial dos Municípios do Vale do Rio do Peixe. É o Fundador e primeiro Diretor da Faculdade de Ciências Contábeis de Videira. Esta, inicialmente, funcionava no prédio da atual residência das Irmãs Salvatorianas do Colégio Imaculada Conceição.

Entre tantas outras, destacamos as seguintes características do Professor Dante no Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição: foi sempre muito considerado, exímio educador e conhecedor da matéria, desenvolvendo sempre todo o conteúdo programático. Era fiel em passar para os estudantes o programa por inteiro. Esmerava-se para que os alunos a ele confiados assimilassem tudo e, o fazia com muita sabedoria, acrescida da experiência como um advogado que não perdia nenhuma causa. Pessoa de valor, correta e coerente, destacava-se pela sensatez, despertando a confiança nas pessoas que precisavam dos seus serviços.

Em reconhecimento à sua grande contribuição na educação e na formação dos cidadãos videirenses, bem como sua influência na sociedade de Videira e do todo o Estado de Santa Catarina, o Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição, na década de 1970, organizou e reinaugurou sua Biblioteca, dando-lhe o nome de “Biblioteca Professor Dante Martorano”.   Naquele período, a Ir. Ema Melânia Zago estava na Direção e eu trabalhava na Secretaria do Colégio.

Dr. Dante Martorano tem grandes méritos na construção da história do Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição que, em fevereiro deste ano de 2020, completou 83 anos de fundação.

Nossa homenagem a ele é de gratidão, ao eternizar sua memória e presença entre nós e as gerações futuras, honrando seu nome através de cada atividade da BIBLIOTECA PROFESSOR DANTE MARTORANO!

Fontes de pesquisa:

– Internet, Google.

– Arquivos do Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição.

– Acervo: Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina, Jornal Correio do Povo – Jaraguá do Sul, Semana de 31.08 a 06.09 de 1985.

– Entrevistas com familiares e outras pessoas amigas, conhecidas que conviveram com Dante Martorano.

 

Outros conteúdos