Orientações ao Cliente
VISITAS
Após o Boletim Médico às 11h00m de Segunda a Domingo, será liberada pela psicóloga, com o auxílio de duas técnicas de enfermagem a visita de duas pessoas, juntas, podendo permanecer por 20m no leito. Obs: Na ausência da psicóloga, é de responsabilidade da enfermeira acompanhar as visitas.
Visita diária às 17h00m. Não será fornecido Boletim Médico nesse período. (Ficando a critério do médico). É permitida a presença de dois (2) visitantes por leito, por período. A permanência dos acompanhantes na UTI será de 30min. É proibido o rodízio de pessoas durante este período.
Favor não insistir. Esta medida visa diminuir o movimento de pessoas na UTI, favorecendo o controle de infecções e do ruído. É possível que o horário de visita sofram atrasos devido a intercorrências ocasionais. É importante que estes imprevistos sejam compreendidos, pois se referem aos cuidados com o paciente. Os acompanhantes deverão aguardar na recepção, até que sejam encaminhados à UTI pela recepcionista.
O acesso à UTI é permitido somente para visitantes com mais de 18 anos de idade. Para menores, será avaliado o caso pela equipe de médica, enfermeira e psicóloga.
É permitido a visita de religioso, porém, deverá ser comunicado com antecedência para a enfermeira. Horário de visita para religioso 16h diariamente.
DIÁRIAS E ALTAS
A diária inicia quando o paciente interna e termina às 12 horas do dia seguinte. Toda a assistência prestada posterior a este horário, se o cliente estiver de alta, será anexada à conta do paciente. Quando o médico informar ao cliente a alta o mesmo deve aguardar no quarto até receber a enfermagem os cuidados necessários e ser liberado da unidade. Em seguida deve se dirigir à tesouraria para assinar à alta e fechar sua conta em caso de atendimento particular. Pacientes particulares e de convênios deverão seguir, ainda, até a Secretaria Médica para receber as receitas e encaminhamentos médicos. Se o cliente necessitar algum tipo de transporte poderá solicitar o mesmo pelo ramal nº 9 ou 1506.
TRANSFERÊNCIA INTERNA PARA UTI
Nenhum plano de saúde dá cobertura ao uso da acomodação pelos familiares enquanto o paciente estiver na UTI, portanto, se o cliente for transferido para a UTI os familiares devem desocupar o quarto em até 1 hora.
OBJETOS PESSOAIS
Roupas íntimas e objetos de higiene (escova de dente, escova de cabelo, creme dental, hidratantes, etc.) devem ser providenciados pelo cliente para seu maior conforto e privacidade. É ainda, preferível não trazer para a internação nenhum artigo de valor e dinheiro. O HSDS não se responsabiliza por perdas ou danos.
MANUTENÇÃO
Se você perceber que algo no seu quarto não está funcionando bem ou algo quebrou, solicite o serviço de manutenção pelo ramal nº9 ou 1533.
TESOURARIA
Este serviço situa-se no andar térreo do hospital. Funcionam de segunda a sexta-feira das 7 às 19h e nos sábados, domingos e feriados das 8 às 14h. Você ainda poderá entrar em contato pelo ramal 1527. A documentação de planos de saúde deverá ser regularizada em até 24h após a internação durante a semana com carência até 48 se a internação foi no sábado.
INFORMAÇÃO SOBRE PACIENTES
No caso de óbito de um cliente, após a constatação do mesmo pelo médico, a enfermagem irá encaminhar o corpo ao necrotério. A declaração de Óbito será entregue aos familiares assim que o médico a preencher. Os familiares devem procurar o serviço funerário de sua confiança.
Documentos para Registro do óbito:
Prazo: 24 horas / 15 dias (Com declaração de motivo relevante do não cumprimento dsa 24 horas)
Declaração de óbito - DO
Documentos do falecido: RG; CPF, titulo de eleitor;
Certidão de nascimento (solteiros);
Certidão de casamento (casado/ separado judicialmente/divorciado/viúvo)
Comprovante do benefício (retirar no INSS)
RG e CPF do declarante
Nome e data de nascimento de todos os filhos do falecido
Cartório de Registro Civil, títulos, documentos e pessoa jurídica de Videira
Fone (49) 3533-0358
Endereço: Rua Francisco Vanz, nº94 Bairro Dois Pinheiros, Videira/SC
Duas quadras atrás do Supermercado ZarpelonCOLETA DE TECIDOS E ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTE
O HSDS dispõe de serviço de coleta de órgãos e tecidos para transplante. Se você deseja ser um doador avise sua família.
INTERNAÇÃO
Atendimento Hospitalar / Lista de Documentos Tenha sempre em mãos os documentos necessários para a sua internação:
Documento de Identidade com foto (RG,carteira de habilitação)
Documento de CPF
Carteira do convênio
Guia do convênio devidamente preenchida pelo médico
Prescrição médica em receituário médico, se internação
Avaliação pré-anestésica, para cirurgia já agendada
Apenas o médico assistente poderá dar informações sobre o diagnóstico, tratamento e esclarecer as dúvidas acerca destes itens, portanto, durante a visita médica aproveite para esclarecer todas as duas dúvidas e de seus familiares. Na UTI o médico assistente dará o boletim da UTI especificamente às 11h00min da manhã, para isso é necessário que um membro da família venha até o HSDS. No bloco cirúrgico a enfermeira responsável emitirá boletins verbais na sala de espera.USO DE FUMO / BEBIDAS ALCÓOLICAS
É expressamente PROIBIDO o uso de fumo nas dependências do hospital, isto inclui as sacadas, recepções e em frente às mesmas. A mesma proibição se dá ao uso de bebidas alcoólicas. O cliente que for flagrado fazendo uso de um destes produtos será orientado a deixar imediatamente a unidade sob risco de severas penalidades.
PASTORAL HOSPITALAR
O HSDS dispõe de serviços religiosos. Você receberá visita das religiosas salvatorianas e dos padres salvatorianos. Se você não for católico e desejar ver seu pastor, rabino ou orientador espiritual nosso serviço providenciará isso para você. Para solicitar atendimento ligue para o nº9 ou 1572 e solicite o serviço desejado. Todas as quintas-feiras às 16h00min na capela do HSDS, anexo ao Setor 2; temos missa e você é convidado a participar.
REFEIÇÕES
Os pacientes internados e em observação receberão as refeições conforme as prescrições médicas. Para clientes de convênios e particulares o café da manhã do acompanhante já está inclusa na diária. Quem quiser mais uma refeição deve solicitar na recepção o serviço de copa, ligue para o ramal nº 9 ou 1533. Não trazer chimarrão; Recomendamos não trazer alimentos/bebidas para pacientes, pois estes possuem dieta prescrita pelo médico.
SILÊNCIO
O silêncio é terapêutico. Para conforto dos clientes internados solicitamos que se evite falar alto, dar gargalhadas, ouvir rádio e ver TV com volumes altos. Evite agrupamento de pessoas. Os horários que requerem mais silêncio são: 12h30min às 15h e 21h às 07h. Colabore!
CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR
Lave as mãos ao entrar e sair dos aposentos, antes e após usar o banheiro. Pessoas com gripe, germes ou infecções de pele não devem visitar os clientes internados. Pacientes com imunidade baixa não devem receber flores. A cama é de uso exclusivo do paciente. Evite deixar comidas e bebidas ou chimarrão no quarto isso pode ser prejudicial ao cliente e aos visitantes.
ÓBITO
No caso de óbito de um cliente, após a constatação do mesmo pelo médico, a enfermagem irá encaminhar o corpo ao necrotério. A declaração de Óbito será entregue aos familiares assim que o médico a preencher. Os familiares devem procurar o serviço funerário de sua confiança.