Esta história começou em 1956 quando as Irmãs Salvatorianas, que já residiam em Videira desde 1936 e realizavam suas atividades voltando-se as principais necessidades que afligiam a população, olharam para as necessidades de saúde que se apresentavam e decidiram por construir um hospital para o atendimento. A primeira edificação do hospital era de madeira.
Foram muitas as dificuldades enfrentadas, mas o objetivo era o realizar o Bem e Deus ajudou que a meta fosse alcançada. São mais de 60 anos que representam vidas doadas em prol de outras vidas, 24 horas por dia nos 7 dias da semana, atendendo aqueles que vem buscar por melhora de sua saúde ou participar da alegria de um nascimento, e aqui também testemunhamos muitas pessoas aqui retornaram à casa do Pai.
Um hospital comporta todas as fases da vida, do nascer ao despedir-se. Comporta alegrias e dores, chegadas e partidas. Um hospital tem paredes que testemunham a vida. O HSDS está a mais de 60 anos testemunhando as histórias das muitas vidas que passaram por aqui. O HSDS é história de muitas vidas que aqui se doaram em serviço, em trabalho, em dedicação à vida, em dedicação à missão salvatoriana.
Nestes 66 anos o hospital passou por muitas transformações, mudou sua fachada, mudaram as pessoas que nele colaboram na missão. Mas, o ideal Salvatoriano nunca mudou! O carisma Salvatoriano de Tornar Jesus, O Salvador, conhecido e amado está enraizado e, todos os dias, todas as horas, vive em cada pessoa atendida.