HOSPITAL SALVATORIANO DIVINO SALVADOR COMEMORA 64 ANOS

Fundado pelas Irmãs Salvatorianas em 19 de agosto de 1956, a instituição comemorou seus 64 anos com ações durante toda a quarta-feira.

Homenagens, reconhecimentos e muito otimismo marcaram as comemorações de 64 anos do Hospital Salvatoriano Divino Salvador. Mesmo diante da pandemia, a data não passou despercebida. Durante a tarde de quarta-feira, representantes de todos os setores da instituição foram reunidos na escada principal para comemorar a data com um ato solene e benção. O ato conduzido por João Luiz Antunes relembrou que em 1953 as Irmãs Salvatorianas já atuavam no Sanatório São José (atual Seminário) e no Hospital Santo Antônio (atual Santa Maria), findando-se em 1954. A partir da luta da Ir. Bonevita Strohmeier, iniciou-se a construção do Hospital Divino Salvador, inaugurado dois anos mais tarde, em 19 de agosto. A celebração de inauguração ocorreu, na época, com a participação de autoridades civis e eclesiásticas, na escada principal que recebeu o ato simbólico em 2020.

Ao longo do evento, João relembrou as reestruturações da instituição, como a inauguração de uma nova ala com ambulatório, raio-X, ultrassonografia, salas de espera, cozinha e berçário em 1989; uma nova reforma em 2001; e a inauguração da primeira UTI em setembro de 2006.

 “Nós passamos, mas o Hospital permanece”

Durante sua fala, a Coordenadora Institucional, Ir. Izena Maria Botezini, agradeceu a todos os colaboradores do HSDS, emocionando-se ao relembrar a trajetória das Irmãs e de todos os outros profissionais que, depois delas, passaram a cuidar da vida dentro do hospital. “Me emociona muito estar aqui representando a Província das Irmãs Salvatorianas, pois nós começamos essa história. Mas mesmo que tenhamos começado, são vocês que levam essa história adiante. Queremos agradecer a todos vocês que estão aqui, doando seu tempo, sua força de trabalho e suas vidas para salvar outras vidas. Temos uma gratidão enorme por todos vocês que passam, muitas vezes, mais tempo aqui dentro do que em suas casas, com suas famílias. Nosso muito obrigada!”, destaca.

“Acompanhamos o avanço tecnológico para oferecer o melhor para a população

Para o Diretor Administrativo, André Ragnini, a comemoração é uma forma de agradecer à instituição pelos serviços prestados à comunidade. “A área da saúde é a que mais se reinventa. Temos uma evolução constante das especialidades e formas de tratamentos, e conseguimos trazer isso para o Hospital, nos tornando um centro de referência em saúde para a região. Acredito que falo por toda comunidade videirense quando agradeço às Irmãs e a toda essa equipe que compõe o HSDS pelo trabalho realizado em prol da vida”, salienta. Além das melhorias citadas, André lembrou que a situação atual tornou a comemoração atípica, mas a ausência de festa não impediu a esperança de renascer nos corações dos presentes.

Em seguida, o Padre Edimar Blaskovski conduziu uma benção e aspergiu o recinto com água benta. “Antes de vir até aqui, conversava com um senhor que esteve neste hospital e ficou sete dias na UTI para tratamento da Covid-19. Ele me dizia que o cuidado que recebeu aqui dentro, especialmente das equipes de enfermagem, fez com que ele se sentisse abraçado e bem-cuidado. Vocês têm a missão de salvar vidas, mas mais do que uma missão da instituição, este é um chamado de Deus para a vida de cada um que está aqui, seja assistindo a essa benção, seja trabalhando para salvar e dar alegria para quem está aqui dentro”, concluiu o Padre.

Depois de cantar os parabéns para a instituição, os colaboradores que participaram da celebração puderam retornar às atividades, sentindo-se acolhidos e importantes para o bem maior. Nestes 64 anos de história, o Hospital Salvatoriano Divino Salvador se consolidou como um espaço de possibilidades, de renovação, onde aqueles que entram encontram o cuidado, a esperança e uma nova oportunidade para viver. E certamente será assim pelos próximos anos.

Outros conteúdos