SIPAT 2023: Aprendizado, integração e diversão fazem parte da saúde

A SIPAT aconteceu dos dias 17 a 21 de julho integrando as equipes dos Hospitais Salvatorianos com momentos de diversão, reflexão e aprendizado

Preparar uma SIPAT é sempre um desafio. As equipes de CIPA são desafiadas anualmente a projetar soluções inovadoras para engajar diferentes setores, estimulando a integração através de ações divertidas e educativas. Não é nada fácil.

Mas quem não gosta de desafios não faz parte dos Hospitais Salvatorianos. De 17 a 21 de julho, os colaboradores de todos os setores foram desafiados a colocar a mão na massa e participar da SIPAT com toda força de vontade que possuem para vencer a gincana interna.

E a competição foi acirradíssima!

Ao todo, 11 equipes com no máximo 4 integrantes se reuniram para criar um nome para o grupo, um vídeo com o grito de guerra e uma foto criativa dentro do Hospital. Depois, todos foram desafiados a criar um mascote respeitando o tema “Saúde e Segurança no ambiente hospitalar”, que deveria ser apresentado até as 11 horas do dia 21. A agitação dos times movimentou o Hospital Salvatoriano Divino Salvador e o Hospital Salvatoriano Santa Maria.

Nos dias 18 e 19 foi a vez do conhecimento entrar em pauta. As equipes participaram do Show do Milhão, um modelo de atividade de perguntas e respostas com questões relacionadas à segurança e saúde do trabalhador.

No dia 21 de julho foi o dia de comemorar. A data já é motivo de celebração para a Rede Salvatoriana, já que representa o dia da beatificação do Pe. Francisco Jordan e o aniversário da Farmácia Salvatoriana. No HSDS, também foi o dia da apresentação dos mascotes, premiação e fechamento da SIPAT. Tudo isso em clima de Festa de São João.

“A festa aconteceu em parceria com a Comissão de Eventos do Hospital, tivemos brincadeiras, painel para fotos e a premiação dos mascotes que movimentou muita gente. Todos queriam ver qual seria escolhido, torciam para o seu favorito, mas a escolha de fato foi realizada pela direção e alguns gestores que avaliaram a adequação do personagem às normas de segurança e sua aplicação em materiais futuros”, conta o Técnico em Segurança, Giovane Santos Moreira.

Para Alexandra Batistella Buss, escriturária da CCIH e Presidente da CIPA, a SIPAT 2023 representou o envolvimento dos colaboradores em um propósito maior do que o dia a dia do trabalho. “Todas as equipes se uniram, demonstraram a importância das EPIs e o real papel da segurança no trabalho do Hospital. Mas mais do que isso, mostraram que a união de todos é o que garante um resultado excelente”, destaca.

A equipe vencedora levou para casa uma cesta de produtos coloniais com valor aproximado de R$ 500 e um troféu. O 2º lugar recebeu um troféu e chocolates, enquanto o 3º recebeu um troféu e uma garrafa de espumante para comemorar o resultado. Muito mais do que os prêmios, o que todos os colaboradores ganharam ao final da SIPAT 2023 foi um novo ânimo, uma renovação dos laços de amizade e companheirismo e a certeza de que o universo salvatoriano é um local de desenvolvimento.

Outros conteúdos