Mais de 250 profissionais participaram da Semana de Enfermagem da Rede Salvatoriana

Semana da Enfermagem 2023 movimentou os hospitais da Rede Salvatoriana com atividades de integração e palestras com foco na valorização da categoria.

Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem foram o foco das atividades internas dos hospitais da Rede Salvatoriana durante o mês de maio, em comemoração ao Dia da Enfermagem. Ações recorrentes como missas e encontros de formação foram complementados com atividades específicas para a categoria indispensável para o bom funcionamento da unidade hospitalar. Nas ações alusivas à Semana de Enfermagem, de 12 a 20 de maio, mais de 250 profissionais estiveram presentes nas unidades do Hospital Salvatoriano Divino Salvador e Hospital Salvatoriano Santa Maria, em Videira/SC.

Com o tema “As nossas digitais não se apagam das vidas que tocamos”, a Semana da Enfermagem abordou o aperfeiçoamento técnico e humano. De acordo com o Diretor Administrativo dos hospitais, André Ragnini, a Semana, que já é uma tradição, é uma oportunidade de comemorar e lembrar dessa profissão que é tão linda e de valorizar as pessoas que se entregam ao cuidado com o paciente 24 horas por dia. “Para nós, sempre é uma semana comemorativa, na qual aproveitamos para trazer mais conhecimentos com palestras. O balanço geral foi muito positivo, pois a Semana sensibilizou os colegas sobre a extensão da atuação dos profissionais da enfermagem”, explica.

O sucesso da Semana se deve, porém, à mobilização do hospital inteiro para sua realização. A programação começou com um café da manhã organizado no refeitório, que foi remodelado para dar espaço aos locais para fotos e selfies e decorado em alusão ao tema do evento. “Percebemos que o sentimento geral da equipe foi de leveza, em que todos se sentiram bem à vontade, com um clima bem amigável. Isso trouxe reflexos positivos para toda equipe”, afirma Rosilaine Rossi de Oliveira, Enfermeira Coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR).

As duas unidades hospitalares contaram com uma celebração de Ação de Graças com foco nas equipes de enfermagem e técnicos. De acordo com a Irmã Angelina Marttini, Coordenadora Institucional e enfermeira por formação, houve uma preocupação para que todos fossem acolhidos, mesmo aqueles que, pela natureza da profissão, não puderam estar presente na celebração. “Entregamos a todos eles um pacotinho de sal, simbolizando a importância que têm em nosso dia a dia. O sal realça o sabor dos alimentos, uma analogia que podemos trazer para a enfermagem que, com seu trabalho, realça, dá base e suporte para todas as outras atividades dentro de um hospital. Além do sal, todos receberam uma vela e puderam acendê-la no Círio Pascal, uma vez que ainda estávamos no Tempo Pascal”, relembra Ir. Angelina.

O “eu enfermeiro”, o “eu técnico em enfermagem”

Entre os parceiros do evento, além de várias empresas que colaboraram com a doação de brindes para sorteio, estiveram o Senac e o Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição. No Colégio, foram promovidas duas palestras com os temas: Vencendo os desafios pessoais e profissionais, com Fábio Dutra, e O profissional de saúde e o dom de salvar e transformar vidas, com Max Falchetti Cossul.

“O enfermeiro e o técnico chega para trabalhar e acaba esquecendo do seu ser, do “eu enfermeiro” e do “eu técnico em enfermagem”, por isso quisemos oportunizar reflexões dessa natureza como uma provocação para que os profissionais se conheçam como pessoa, como profissional e como líder”, destaca Rosilaine, que também esteve envolvida na criação de espaços de acolhimento no local da palestra.

O engajamento dos profissionais garantiu o grande público. “Foi um momento muito rico, com bastante troca de aprendizado e reflexão”, observa a Coordenadora da CCIH,  a enfermeira Daivana L. Kunz. A movimentação da Semana também envolveu a todos na eleição do novo Comitê de Ética.

“Tivemos momentos de elogio, onde foi mostrada a nossa importância para o Hospital. Muitas vezes, a gente passa despercebido, mesmo que a gente saiba que é uma parte bem importante e o Hospital tem sido bem presente no reconhecimento do nosso valor e no investimento nos profissionais, que vão além da Semana da Enfermagem”, aponta o técnico em enfermagem Janderson Gaspar Moraes.

Gratidão e reconhecimento

A Semana da Enfermagem terminou nos hospitais da Rede Salvatoriana deixando uma digital em toda equipe. A sensação de gratidão perdura ainda ao longo dos dias que a seguiram, em uma manifestação de satisfação com a vida e com o trabalho. “O sentimento é de fazer parte de algo maior. Compreendemos que somos parte de uma engrenagem que vai muito além de nós e atinge pacientes, familiares e a sociedade”, destaca o enfermeiro RT do Hospital Salvatoriano Santa Maria, Rafael Mello.

Para Doglas Ansiliero, Coordenador Assistencial dos Hospitais Salvatorianos, “a enfermagem é uma arte e uma ciência do cuidado, os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem são profissionais apaixonados e dedicados com uma inspiração ao cuidado com o paciente e seus familiares. A enfermagem se dedica 24 horas ao lado do paciente, compondo de forma autônoma a equipe multidisciplinar. Agradeço toda equipe por sua dedicação e cuidado com os pacientes”. Ao fim de mais uma Semana de Enfermagem no HSDS e HSSM, têm-se a certeza de que essas digitais não se apagarão das vidas que foram tocadas.

Outros conteúdos