1 ANO DE CONQUISTAS

Ao completar 1 ano sob a gestão das Irmãs Salvatorianas, o Hospital Salvatoriano Santa Maria apresenta importantes mudanças para promover melhorias à saúde da região

Tentativas, conversas, propostas e ajustes permearam os últimos anos da equipe diretiva do Hospital Salvatoriano Divino Salvador na tentativa de negociar a gestão de uma nova instituição de saúde. O diálogo com a família Mozzaquatro foi intenso e teve um ótimo desfecho em 2021, quando a direção decidiu transferir a gestão hospitalar para um novo grupo: as Irmãs Salvatorianas. Assim, com todo apoio da família fundadora, o Hospital Salvatoriano Santa Maria passou a integrar a Rede Salvatoriana em 1º de agosto de 2021.

De acordo com o Coordenador Administrativo-Financeiro Geovani Bedin, o HSSM tem um papel importante para a comunidade videirense, com um público fiel e estrutura capaz de auxiliar o atendimento à saúde regional. “Hoje conseguimos direcionar alguns procedimentos privados para o HSSM, permitindo que o Hospital Salvatoriano Divino Salvador amplie o atendimento ao SUS”, aponta.

Qualidade Salvatoriana

De 1º de agosto de 2021 a 1º de agosto de 2022 já foi possível vislumbrar quais são os planos que a Rede Salvatoriana têm para o futuro do Hospital Salvatoriano Santa Maria. Melhorias estéticas aconteceram em toda estrutura, como no hall de entrada que assumiu um novo visual muito mais aconchegante e acolhedor para pacientes e acompanhantes. Setores de apoio também receberam atenção, mesmo antes da inauguração oficial, com toda potência disponibilizada pela equipe do HSDS.

“A chegada do HSSM tornou mais evidente o quanto cada colaborador é fundamental. Tivemos que montar uma nova equipe, dar treinamento e fazer tudo funcionar e concluímos todas essas etapas em poucos dias. Foi encantador! E só foi possível porque agimos pela missão, pelo propósito de fazer o bem”, aponta André Ragnini, Diretor Administrativo do HSSM.

Estrutura e convênios

O HSSM possui 21 quartos, com capacidade para atender 25 pacientes em apartamentos simples, standard ou luxo, equipados com ar-condicionado, frigobar, sofá ou poltrona, televisão, telefone e internet.

Atualmente possui credenciamento com os convênios Pladisa, Unimed, BRF e ACIAV, além de estar disponível para atendimentos particulares e dispor de parcerias para fornecer descontos.

Investimentos e melhorias

  • Novo Centro Cirúrgico: Uma das primeiras ações realizadas pela Rede Salvatoriana no Hospital Salvatoriano Santa Maria foi um robusto investimento na criação de um novo Centro Cirúrgico e uma nova sala cirúrgica, com a aquisição de todos os equipamentos novos para oferecer um procedimento seguro e com qualidade;
  • Farmácia satélite: O Bloco Cirúrgico recebeu uma Farmácia Satélite para dar maior agilidade na entrega de materiais e medicamentos;
  • Manutenções e melhorias: Aconteceram em vários setores, desde a hotelaria com melhorias notórias nos apartamentos, ambulatório e demais setores não visitados pelos pacientes como a cozinha, a farmácia e o estoque.

Resultados

A eficiência da gestão só pode ser comprovada a partir de resultados. “Hoje, o HSSM conta com três salas de cirurgias, presta serviços de atendimento ambulatorial, consultas e internações clínicas e cirúrgicas. Estamos aptos a realizar procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais eletivos com um quadro de 35 colaboradores ativos”, explica Geovani.

Assim, no primeiro ano de gestão da Rede Salvatoriana, comemora-se:

  • Mais de 3.000 atendimentos ambulatoriais em 1 ano;
  • Média de 150 internações mensais;
  • Aproximadamente 500 atendimentos ambulatoriais mensais;
  • 45 a 50 cirurgias por mês.

“Só podemos agradecer a nossa equipe e a todos os parceiros que atuam conosco para oferecer o que há de melhor para a população. Agradecemos as Irmãs Salvatorianas pela confiança no nosso trabalho, pelo apoio dado a todo momento e pela dedicação que têm com a comunidade”, conclui André.

Outros conteúdos