• Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição
  • Colégio Salvatoriano Bom Conselho
  • Colégio Salvatoriano Padre Jordan
  • Colégio Salvatoriano Padre Jordan
  • Colégio Salvatoriano Maria dos Apóstolos
  • Hospital Salvatoriano Divino Salvador
  • Hospital Salvatoriano Santa Maria

Descobrindo novos caminhos

O Ensino Fundamental objetiva desenvolver a capacidade de aprendizagem dos estudantes, ampliando o seu raciocínio lógico e crítico, bem como a sua autonomia.

A criatividade, o desenvolvimento da leitura, da escrita e da interpretação para a compreensão e solução de diferentes situações e problemas são habilidades fomentadas em nossos estudantes. Além disso, a valorização da pluralidade cultural e o fortalecimento dos vínculos familiares são diferenciais presentes neste nível de ensino.

AlunaSala de aulaPense maisPátio jogoJogo pátioEstudantes com tabletBibliotecaEstudanteAlunos lendoAlunos Ensino Fundamental IIAlunos aprendendo a montar palavras

Fundamental I

Períodos / Horários

Matutino - 07h30min às 11h45min

Vespertino - 13h30min às 17h45min

(1º ao 5º ano)

A primeira fase do Ensino Fundamental I, que corresponde aos cinco primeiros anos escolares, lança as bases sólidas do conhecimento linguístico, matemático, social, científico, esportivo e religioso, indispensáveis à formação do estudante para o exercício da cidadania.

No Ensino Fundamental I é consolidado o processo de alfabetização e letramento, o desenvolvimento do raciocínio matemático e sua expressão em linguagem matemática, a ampliação de experiências com temáticas ligadas às várias áreas do conhecimento, a compreensão de aspectos da realidade com a utilização de diversas formas de expressão e registro, para que o estudante possa construir outros modos de entender a realidade, estabelecendo novas relações de vida e de ação. São ampliadas as suas oportunidades de aprofundamento nas diversas áreas do conhecimento humano, compreendendo as Linguagens, a Matemática, as Ciências da Natureza e as Ciências Humanas, assim organizados:

  • Linguagens: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Língua Inglesa), Arte, Música e Educação Física;
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza: Ciências
  • Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Ensino Religioso

A organização curricular do Ensino Fundamental tem uma base nacional comum e uma parte diversificada que não constituem blocos distintos, mas um todo integrado, de modo a garantir tanto conhecimentos e saberes comuns necessários a todos os estudantes, quanto uma formação que considere a diversidade e as características locais e especificidades regionais.

Os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, além do trabalho desenvolvido pela professora titular, contam com professores especializados nas aulas de Educação Física, Língua Inglesa e Música.


Avaliação

A avaliação, de função diagnóstica e investigativa é um processo contínuo, cumulativo, individual e cooperativo que visa:

  • Constatar o nível de desenvolvimento alcançado pelo estudante em face aos objetivos propostos no Plano de Estudos/Ensino;
  • Auxiliar o estudante e o professor na reflexão conjunta sobre a realidade e na seleção das formas apropriadas para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem;
  • Propiciar situações para que o estudante desenvolva as suas potencialidades e a autonomia como sujeito da própria aprendizagem;
  • Desenvolver um nível progressivo de consciência sobre seu modo de ser, pensar e agir, através do processo de auto-avaliação.

Neste sentido, a avaliação é constante e de acordo com os objetivos de ordem qualitativa, que preponderam sobre os aspectos quantitativos, visando o desenvolvimento de habilidades e competências. São observados:

  • Aspectos Cognitivos (aprender a conhecer);
  • Aspectos Produtivos (aprender a fazer);
  • Aspectos Pessoais (aprender a ser);
  • Aspectos Sociais (aprender a conviver).

Com o objetivo de enriquecer o processo de experiências do processo de aprendizagem oportunizamos atividades integradoras e que ampliem essas experiências do conhecimento, garantindo um crescimento além dos Muros da Escola.

Conheça as atividades desenvolvidas para o Ensino Fundamental I:

  • Noite Cultural

    Um projeto rico em experiências de uma cultura não vivida diariamente.

    Acreditamos que a cultura é um meio pelo qual o ser humano possa respeitar seu semelhante diante de todas as suas características.

    O Mundo, o Brasil é ainda desconhecido… com esse intuito, procuramos anualmente oportunizar conhecimentos diversos, envolvendo a Cultura(música, vestimenta, objetos, dança, poesias, brincadeiras e jogos) , Culinária, Religião, Economia e Política.

    Anualmente é decidido, pelo grupo de professores, o tema, o espaço/local ao qual fará as pesquisas e a realização da Noite Cultural. 

    Os estudantes se apropriaram de conhecimentos de outros temas, espaços/lugares, valorizando assim características de colegas que possam ser advindos de outras regiões e principalmente conhecer e vivenciar alimentos, dança, música, brincadeiras e arte, através de oficinas, contação de história e apresentações.

     

  • Momento de Refletir

    O Momento do Refletir faz parte da metodologia da Teoria da Modificabilidade Cognitiva  Estrutural a qual aplicamos.

     

    Essa metodologia se refere a atividades que promovem a solução de situações problemas que envolvem diversos conhecimentos, e podem ser apresentados em forma de texto, operações, infográficos, gráficos, imagens e até mesmo vídeos. 

     

    A diferença desta atividade para outras é a mediação que o(a) professor(a) faz durante esse processo em que o aluno tem a liberdade de apresentar a solução de forma diferente, sem ter o certo ou errado, mas justificando, explicando a solução que dá para a situação apresentada.

    Compreendemos que essa oportunidade amplia a diversidade e faz com que os alunos regulem suas aprendizagem de forma autônoma. 

     

  • Saídas de Estudos

    Vivência única de levar a sala de aula para o mundo. Forma de aprendizagem que permite ao educando o comparativo entre o que é desenvolvido na sala de aula com a realidade. Busca da vivência dos valores Salvatorianos com o mundo do conhecimento.

    Cada turma realiza um itinerário relacionado ao conteúdo trabalhado em sala de aula referente ao seu currículo, assim ampliando sua experiência de conhecimento. 

     

  • Mostra do Conhecimento

    Um projeto engajador que é o resultado de todo o conhecimento e atividades desenvolvidas a partir da saída de estudo. 

    Cada turma monta o espaço visitado com todas as informações necessárias para apresentar, de forma clara e criativa, tudo o que puderam aprender e vivenciar durante a saída de estudo. 

    As famílias são convidadas a visitar a exposição e ouvir as explicações dadas pelos alunos.

     

  • Biblioteca / Aula de Leitura

    Todas as turmas têm a oportunidade de realizar empréstimo de livros literários de acordo com sua idade no espaço da biblioteca, semanalmente.

    Os professores em sala de aula realizam momentos de partilha da leitura,  fichamento, cartazes, releituras de capas dos livros, síntese e apresentações teatrais aos demais alunos.

    A biblioteca realiza uma semana interativa com contação de histórias, exposição de poesias, livros e gibis.

     

  • Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

    O Colégio está inscrito a participar da OBA com todos os alunos de 1º ao 5º ano.

    Os professores são estimulados a usufruir dos vídeos, conteúdos e atividades que constam no site da OBA.

     

  • TECO (Testando Conhecimentos)

    Numa iniciativa da Rede Salvatoriana, os colégios elaboram e aplicam uma avaliação diagnóstica com a função de verificar o aproveitamento da aprendizagem dos conteúdos trabalhados no primeiro semestre, compreendendo competências de anos anteriores.

    O resultado é analisado e os conteúdos que apresentaram baixa aprendizagem é feito a regulação do mesmo no 2º semestre ainda do 5º ano.

     

  • POSITIVO ON

    É uma plataforma do Sistema Positivo de Ensino, o qual o colégio adota como material didático.

    Os professores podem usar para projetar o livro digital em sala durante as aulas, realizar avaliações  online, trilhas de aprendizagem e compartilhar vídeos aulas.

    Todos os alunos são cadastrados para realizar o acesso e desenvolver as atividades propostas pelos professores.

     

  • Plataforma Rede Salvatoriana EAD

    Trata-se de uma plataforma educacional responsiva para o acesso do estudante por meio dos mais diversos dispositivos eletrônicos (notebook, desktop, tablet e celular), com transmissão de aulas ao vivo e/ou gravadas. A plataforma educacional, na qual a REDE SALVATORIANA EAD está desenvolvida, é a TELESCOPE. Ela proporciona a integração da aprendizagem e apoio à gestão – LMS (Learning Management System). 

    Nessa plataforma, é possível a interação dos educadores e estudantes como se estivessem no ambiente físico escolar. Os estudantes terão acesso aos conteúdos, bem como ao ambiente virtual de forma objetiva e simplificada. A navegação tem interface amigável, além da possibilidade de auto acompanhamento de seus itinerários de aprendizagem. Essa implementação tecnológica possibilitará um universo de novas oportunidades no processo educacional salvatoriano.

     

Ensino Fundamental II

O Ensino Fundamental II, que em nosso Colégio abrange o 6º e 7º ano, proporciona uma educação alicerçada no desenvolvimento de processos mentais, afetivos, sociais, ético e moral, tendo em vista a formação integral.

O cultivo da espiritualidade salvatoriana, o testemunho da nossa fé cristã, a vivência de valores e atitudes de solidariedade, norteiam as relações interpessoais.

Assim, como o Colégio Salvatoriano Padre Jordan se propõe a ser uma escola de formação, acredita que é de sua responsabilidade:

 

  • Capacitar o educando, do ponto de vista acadêmico, a enfrentar novos desafios, ampliando suas potencialidades e posicionando-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, mediando a apropriação do processo de aprender a aprender;
  • Garantir um convívio social democrático com ênfase na formação humana e cristã, desenvolvendo nos educandos atitudes de respeito, cooperação e solidariedade;
  • Propiciar um clima harmonioso de trabalho, valorizando a construção de vínculos afetivos e o respeito à individualidade;
  • Desenvolver educandos que tenham confiança em suas capacidades cognitiva, afetiva, ética e social para agir com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania;
  • Estimular a criatividade, o espírito inventivo, a pesquisa, como formas capazes de superar paradigmas;
  • Cultivar valores que permeiam as relações internas e externas, evidenciadas em atitudes de solidariedade, respeito mútuo, diálogo e corresponsabilidade;
  • Estimular através de ações educativas a autonomia do educando, assegurando-lhe o direito ao questionamento e à dúvida, como formas de buscar novos caminhos.

 

Períodos / Horários

Matutino – 07:30 às 12:00

Vespertino – 13:30 às 18:00

 

Turnos

Matutino – 6º, 7º Ano
Vespertino – 6º, 7º Ano

 

Componentes Curriculares

Carga horária semanal 25 horas (horas aulas)

Língua Portuguesa; Língua inglesa; Língua Espanhola; Matemática; História; Geografia; Ciências; Arte; Filosofia; Ensino Religioso; Educação Física;

 

Atividades Desenvolvidas

Conheça as atividades desenvolvidas para o Ensino Fundamental II:

  • Monitorias

    São realizadas no contraturno, ou pós-turno aos estudantes que realizarem sua inscrição.

    • Monitoria de Matemática
    • Monitoria de Espanhol para 6º ano
    • Oficina de Produção Textual
  • Atividades Integradas ao Ensino Fundamental II

    • Olimpíada Brasileira de Astronomia;
    • Olimpíada Brasileira e Regional de Matemática;
    • Simulados;
    • Olimpíada Nacional de Ciências;
    • Olimpíada de História;
    • Pastoral Juvenil Salvatoriana (PJS);
    • Laboratório Móvel (Informática);
    • Aula de experiências em ciências;
    • Mãos Solidárias;
    • Aulas de leitura;
    • Momento de refletir;
    • Jogos Salvatorianos;
    • Mostra do Conhecimento;
    • Gincana Temática;
    • Saídas de estudos
  • Saídas de estudos

    Cada ano realiza uma saída de estudo específica, visando sempre a ampliação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

  • Leituras programadas

    O programa de leituras obrigatórias visa promover a leitura de clássicos da literatura. A cada trimestre são indicados livros para realizar os trabalhos/projetos em sala de aula.

Matrículas, informe-se aqui WhatsAppAgende sua visita