Estrutura Curricular
1ª Série - 21 período de Formação Geral Básica / 7 períodos de Tópicos de Aprofundamento / 3 períodos de Tópicos de Pesquisa e Intervenção Social (1 eletiva on-line) / Matutino e Vespertino. De acordo com o Projeto Pedagógico Novo Ensino Médio - Rede Salvatoriana (disponível na secretaria do colégio).
2ª Série - 14 disciplinas / 30 horas-aula / 5 aulas diárias / 5 aulas em duas tardes (semanal) / Matutino / 1.200 horas / Sistema Positivo/ (5 livros + 5 cadernos de atividades).
3ª Série - 14 disciplinas / 35 horas-aula / 5 aulas diárias matutinas / 10 aulas em três tardes (semanais) / 1.400 horas / Sistema Positivo / (2 livros + 2 cadernos de atividades + 3 revisionais) / Revisão programada / Aulões para vestibulares e ENEM.
O currículo do ensino médio prioriza
- A produção do conhecimento articulado e integrado;
- O desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas e da expressão oral e escrita, para que o estudante construa argumentações consistentes;
- O aprofundamento dos conteúdos nos estudos, com elevado nível de complexidade.
ENEM
A ideia de trocar o vestibular pelo ENEM é uma proposta do Governo Federal, surgida em 1998, quando do início da aplicação da prova pelo Ministério da Educação (MEC). Essa ideia foi retomada e será aplicada já com adesão de grande parte das universidades. Algumas adotaram somente essa prova. Outras reservaram um percentual de vagas para ingresso com o desempenho no ENEM.
O Colégio incentiva todos os estudantes da 3ª Série e demais estudantes do Ensino Médio a realizar a inscrição, bem como a preparação mais qualificada para a prova. É importante que o estudante consiga se preparar em todas as áreas. Um bom desempenho na prova exige boa organização e bom aproveitamento do tempo. Notas individuais para cada área do conhecimento permitirão aos estudantes compensarem dificuldades em alguma das áreas, com bons desempenhos naquilo que têm mais facilidade. Um estudante com boa competência leitora, habilidade em solucionar problemas e pensamento lógico terá os elementos fundamentais e diferenciadores para o sucesso.
As competências e habilidades propostas pelo Enem têm origem nos Parâmetros Curriculares e LDB vigente.
Para os estudantes da Terceira Série, haverá uma aula explicativa da prova, como é estruturada, e a aplicação de simulados para verificar o nível de desempenho em relação aos objetivos propostos, sendo feita, posteriormente, a revisão e correção desses simulados como forma de reforço.
Nas provas são exigidas o domínio de habilidades e competências conforme descrito nos cinco eixos cognitivos:
- Dominar linguagens (DL): Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas Espanhola e Inglesa.
- Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
- Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problemas.
- Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
- Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.