Fundamental - I
Período Horários
Matutino:
3º ano: 7h20 às 11h45
4º ano: 7h20 às 11h45
5º ano: 7h20 às 11h45
Vespertino:
1º ao 5º ano: 13h10 às 17h35
A primeira fase do Ensino Fundamental, que corresponde aos cinco primeiros anos escolares, lança as bases sólidas do conhecimento linguístico, matemático, social, científico, esportivo e religioso, indispensáveis à formação do estudante para o exercício da cidadania.
O Ensino Fundamental I é consolidado o processo de alfabetização e letramento, o desenvolvimento do raciocínio matemático e sua expressão em linguagem matemática, a ampliação de experiências com temáticas ligadas às várias áreas do conhecimento, a compreensão de aspectos da realidade com a utilização de diversas formas de expressão e registro, para que o estudante possa construir outros modos de entender a realidade, estabelecendo novas reações de vida e de ação. São ampliadas as suas oportunidades de aprofundamento nas diversas áreas do conhecimento humano, compreendendo as Linguagens, a Matemática, as Ciências da Natureza e as Ciências Humanas, assim organizados:
- Linguagens: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Língua Inglesa), Arte e Educação Física;
- Matemática;
- Ciências da Natureza: Ciências;
- Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Ensino Religioso.
A organização curricular do Ensino Fundamental tem uma base nacional comum e uma parte diversificada que não constituem blocos distintos, mas um todo integrado, de modo a garantir tanto conhecimentos e saberes comuns necessários a todos os estudantes, quanto uma formação que considere a diversidade e as características locais e especificidades regionais.
Os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, além do trabalho desenvolvido pela professora titular, contam com professores especializados nas aulas de Educação Física, Dança, Língua Inglesa, Informática.
Avaliação
A avaliação, de função diagnóstica e investigativa é um processo contínuo, cumulativo, individual e cooperativo que visa:
- Constatar o nível de desenvolvimento alcançado pelo estudante em face aos objetivos propostos no Plano de Estudos/Ensino;
- Auxiliar o estudante e o professor na reflexão conjunta sobre a realidade e na seleção das formas apropriadas para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem;
- Propiciar situações para que o estudante desenvolva as suas potencialidades e a autonomia como sujeito da própria educação;
- Desenvolver um nível progressivo de consciência sobre seu modo de ser, pensar e agir, através do processo de auto-avaliação.
Neste sentido, a avaliação é constante e de acordo com os objetivos de ordem qualitativa, que preponderam sobre os aspectos quantitativos, visando o desenvolvimento de habilidades e competências. São observados:
- Aspectos Cognitivos (aprender a conhecer);
- Aspectos Produtivos (aprender a fazer);
- Aspectos Pessoais (aprender a ser);
- Aspectos Sociais (aprender a conviver).
Atividades Desenvolvidas
Conheças as atividades desenvolvidas para o Ensino Fundamental 1: