Fundamental - I
Períodos / Horários
Matutino - 7h30 às 11h35 (2ª e 4ª até 12h20)
Vespertino - 13h30 às 17h35 (2ª e 4ª até 18h20)
(1º ao 5º ano)
A primeira fase do Ensino Fundamental I, que corresponde aos cinco primeiros anos escolares, lança as bases sólidas do conhecimento linguístico, matemático, social, científico, esportivo e religioso, indispensáveis à formação do estudante para o exercício da cidadania.
No Ensino Fundamental I é consolidado o processo de alfabetização e letramento, o desenvolvimento do raciocínio matemático e sua expressão em linguagem matemática, a ampliação de experiências com temáticas ligadas às várias áreas do conhecimento, a compreensão de aspectos da realidade com a utilização de diversas formas de expressão e registro, para que o estudante possa construir outros modos de entender a realidade, estabelecendo novas reações de vida e de ação. São ampliadas as suas oportunidades de aprofundamento nas diversas áreas do conhecimento humano, compreendendo as Linguagens, a Matemática, as Ciências da Natureza e as Ciências Humanas, assim organizados:
- Linguagens: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Língua Inglesa), Arte e Educação Física;
- Matemática;
- Ciências da Natureza: Ciências
- Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Ensino Religioso
A organização curricular do Ensino Fundamental tem uma base nacional comum e uma parte diversificada que não constituem blocos distintos, mas um todo integrado, de modo a garantir tanto conhecimentos e saberes comuns necessários a todos os estudantes, quanto uma formação que considere a diversidade e as características locais e especificidades regionais.
Os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, além do trabalho desenvolvido pela professora titular, contam com professores especializados nas aulas de Educação Física, Língua Inglesa e Música.
Avaliação
A avaliação, de função diagnóstica e investigativa é um processo contínuo, cumulativo, individual e cooperativo que visa:
- Constatar o nível de desenvolvimento alcançado pelo estudante em face aos objetivos propostos no Plano de Estudos/Ensino;
- Auxiliar o estudante e o professor na reflexão conjunta sobre a realidade e na seleção das formas apropriadas para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem;
- Propiciar situações para que o estudante desenvolva as suas potencialidades e a autonomia como sujeito da própria educação;
- Desenvolver um nível progressivo de consciência sobre seu modo de ser, pensar e agir, através do processo de auto-avaliação.
- Neste sentido, a avaliação é constante e de acordo com os objetivos de ordem qualitativa, que preponderam sobre os aspectos quantitativos, visando o desenvolvimento de habilidades e competências. São observados:
- Aspectos Cognitivos (aprender a conhecer);
- Aspectos Produtivos (aprender a fazer);
- Aspectos Pessoais (aprender a ser);
- Aspectos Sociais (aprender a conviver).
Atividades Desenvolvidas no Ensino Fundamental I: