Paciente recebe visita de seu cão no HSDS

Um reencontro cheio de emoção marcou os corredores do Hospital Salvatoriano Divino Salvador (HSDS). Um paciente, que estava internado há vários dias e havia passado inclusive pela UTI, pôde receber a visita de seu cão no quarto. Para além do cuidado clínico, o momento trouxe alívio, alegria e esperança, fortalecendo o vínculo entre paciente, família e equipe de saúde.
A visita foi acompanhada por Alexandra Batistella Buss, enfermeira responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente do HSDS e também do Hospital Salvatoriano Santa Maria. Ela destacou que a iniciativa representa muito mais do que um gesto simples: “Estamos acostumados a lidar com situações difíceis, e esta foi uma oportunidade de proporcionar alegria. A possibilidade de um animal, que é parte da família, entrar no hospital demonstra nosso esforço de humanização do cuidado”, afirmou.
Para que a visita fosse possível, a equipe seguiu normas rigorosas da Anvisa e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Entre as exigências, estavam a carteira de vacinação atualizada do animal, banho no dia da visita (ou horas antes) e laudo veterinário atestando a saúde do cão. “É um processo que exige cuidado, mas é fundamental para garantir a segurança de todos e, ao mesmo tempo, proporcionar momentos de afeto e esperança aos pacientes”, completou Alexandra.
O paciente recebeu o animal em um quarto individual, junto da família. Em outros casos, o hospital também organiza visitas em enfermarias, sempre adaptando a situação para que seja possível conciliar privacidade, segurança e conforto. Esses encontros reforçam o compromisso do Hospital Salvatoriano Divino Salvador em oferecer um cuidado integral: tratar da saúde, mas também do bem-estar emocional de seus pacientes.
