Hospital Salvatoriano Divino Salvador realiza cirurgia para Correção de Aneurisma de Aorta Abdominall
O Hospital Salvatoriano Divino Salvador realizou na última sexta-feira, 16, uma cirurgia de alta complexidade para a colocação de uma endoprótese com o objetivo de corrigir um aneurisma de Aorta Abdominal-infrarrenal. Este tipo de procedimento é realizado para prevenir casos de morte súbita, uma vez que a condição pode evoluir de maneira fatal sem aviso prévio.
O aneurisma de aorta é uma dilatação anômala de uma das principais artérias do corpo, localizada no abdômen. A doença, muitas vezes assintomática, é particularmente prevalente entre homens tabagistas e hipertensos com mais de 50 anos, embora também possa afetar mulheres, ainda que em menor número.
Dr Nelson Rafael Bacega, cirurgião vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, explicou que o aneurisma é uma doença silenciosa. “Muitas vezes a aorta dilata sem sintomas, até que se torna aneurismática”, relatou Nelson. Ele alertou que, em casos mais graves, a condição pode ser trágica e fatal, levando à ruptura do aneurisma e à ocorrência de uma hemorragia interna maciça, resultando em morte súbita.
O aneurisma de aorta abdominal é uma das 20 principais causas de morte súbita em pessoas de meia-idade e idosos, destacando a importância de procedimentos corretivos. A cirurgia realizada no hospital foi menos invasiva, utilizando uma abordagem endovascular para a colocação de uma endoprótese. Esta prótese especial, feita de uma combinação de tecidos e ligas metálicas, bloqueia a ruptura do aneurisma, evitando complicações futuras e potencialmente fatais.