Paciente de 90 anos recebeu marca-passo no HSDS no sábado de Carnaval

Procedimento aconteceu no último sábado, 10 de fevereiro, com equipe formada por dois cirurgiões e assistida pelos colaboradores do HSDS

Cansaço excessivo, fraqueza, tontura, falta de ar, dores no peito, desmaios e confusão mental. Estes são os sinais de que o coração não está batendo tão bem como deveria. Também eram alguns dos sintomas de uma das pacientes do cardiologista Dr. Nelson Andre Braun (CRM-SC 24290) que passou por um procedimento inovador de implantação de marca-passo no último sábado, dia 10 de fevereiro.

A paciente de 90 anos apresentava falhas no batimento, sofria tonturas frequentes e buscava melhor qualidade de vida. “O marca-passo é um aparelho colocado abaixo da pele, com dois cabos que chegam até o coração para substituir o batimento cardíaco automático, involuntário do nosso coração. Ele assume a função de fazer o coração bater, logo, o paciente volta a ter as batidas normais, o que ajuda na vida do paciente como um todo”, explica Dr. Nelson.

Com o envelhecimento da população, o uso deste tipo de aparelho é cada vez mais indicado pelos cardiologistas para ajudar os pacientes a viver mais e melhor. Dr. Nelson explica que este não foi o primeiro marca-passo colocado no Hospital Salvatoriano Divino Salvador, mas certamente foi o mais inovador em função da idade avançada da paciente. “Em um caso como este, é importante conseguir manter a paciente aqui. Ganhamos muito por ter toda estrutura necessária e a equipe capacitada para oferecer o serviço em Videira”, aponta.

O chefe do serviço de cirurgia cardíaca do Hospital Maicê, de Caçador, Dr. Daniel Rossano Correa (CRM-SC 16338) também participou da implantação. “Aceitamos fazer o procedimento aqui pensando no bem-estar da paciente, para que não precisasse ser removida e tivesse um melhor acolhimento e atendimento aqui no Hospital”, indica.

Outros conteúdos