Homenagem póstuma trigésimo dia de falecimento da Ir. Gemma Maria Coppini (com nome religioso de Ir. Imelda)

A saudosa Irmã Gemma Maria Copini, nascida em 13 de dezembro de 1926, tornou se religiosa salvatoriana e como tal, exerceu muitas atividades apostólicas -missionárias no campo da saúde e dentre elas como enfermeira nos primeiros Hospitais de Videira: Hospital e Sanatório São Jose (localizado no Antigo Seminário dos Padres Salvatorianos), depois no Hospital Santo Antônio (localizado atual Hospital Salvatoriano Santa Maria), o qual foi destruído pelo vendaval no dia 25 de setembro de 1953. Nesta ocasião a querida Ir. Gemma (Ir. Imelda) foi arrastada pelo vento juntamente com a porta de entrada do Hospital por cerca de 150 metros.

A partir deste fato, Irma Gemma voltou a servir no Hospital São José. No ano da inauguração do Hospital Divino Salvador, a Irma Gemma foi transferida para a nova Comunidade das Irmãs que serviriam no novo Hospital e foi nomeada a primeira tesoureira do Hospital Divino Salvador (conforme consta em Ata da Eleição da Primeira Diretoria, em anexo). O Hospital Divino Salvador foi inaugurado em 19 de setembro de 1956.

Ir. Gema permaneceu servindo como tesoureira e também exercendo a enfermagem por três anos no Hospital Divino Salvador, até que em julho de 1958, foi substituída na função de tesoureira pela Irma Paulina Moreira.

Irma Gemma ao longo de sua caminhada, serviu a Igreja e na Congregação, através de várias atividades apostólicas e em muito lugares.

Nós do Hospital Salvatoriano Divino Salvador somos imensamente gratos pela grandiosa contribuição da Ir. Gemma nos primeiros anos de existência e atuação de nossa Instituição a serviço do povo Videirense e região.

Uma das suas falas marcantes e sem dúvida com fundamentação bíblica nos é deixada como testamento espiritual: “Tudo tem seu tempo!”

Irma Gemma, que todo o bem que a senhora pode realizar em sua longa vida possa lhe ser recompensado na eternidade feliz. Descanse em paz na companhia eterna do Divino Salvador Irma Gemma!

Primeira Ata de Eleição Hospital Divino Salvador

Hospital Santo Antônio (localizado atual HSSM)

Reportagem da época do vendaval (1953)

Hospital Santo Antônio após o vendaval (1953)

Construção do Hospital Salvatoriano Divino Salvador

Outros conteúdos