HSDS realiza cirurgia de coluna de alta complexidade: recuperação mais rápida e menos dor

Cirurgia de coluna por via endoscópica aconteceu na manhã de sexta-feira, 20, e fascinou a equipe com seus resultados

O maior medo de quem precisa fazer uma cirurgia de coluna é o método invasivo da técnica. Grandes cortes, funções parcialmente comprometidas e muita dor são itens que preocupam todos os pacientes que recebem a recomendação do procedimento. Felizmente, a tecnologia evoluiu. E o HSDS evoluiu com ela.

Uma cirurgia revolucionária de coluna aconteceu na última sexta-feira, 20, no Hospital Salvatoriano Divino Salvador, em Videira (SC). “Realizamos uma cirurgia de coluna por via endoscópica, um procedimento de alta complexidade e disponível apenas em grandes centros de neurocirurgia. Esta realização é a coroação de uma série de esforços realizados pela equipe do HSDS e pelas Irmãs Salvatorianas para posicionar os Hospitais Salvatorianos como centros de alta complexidade no interior do Estado”, aponta o diretor-administrativo André Ragnini.

A cirurgia foi realizada pelo neurocirurgião Dr. Fabrício Molon da Silva (CRM 10491, RQE 6861), com todo auxílio necessário da equipe médica e do Centro Cirúrgico. Este foi o oitavo procedimento realizado em Videira com a técnica que chama atenção por seus resultados incríveis.

Como é feita?

O cirurgião de coluna acessa a área utilizando endoscópios associados a câmeras, como acontece na laparoscopia em cirurgias abdominais e artroscopias de joelho. “Colocamos uma microcâmera de alta resolução próxima à coluna e, com um mínimo corte, tiramos a hérnia sem mexer nas estruturas de sustentação da coluna, com sangramento mínimo”, explica Dr. Fabrício.

A técnica cumpre o que promete. Com acesso cirúrgico mínimo, a incisão tem cerca de 0,8 a 1 cm, e normalmente necessita de apenas um ponto para o fechamento da pele.

Indicação

Dr. Fabrício aponta que a técnica é bastante recente e não é recomendada para todo mundo. “Como qualquer outro procedimento cirúrgico, devemos fazer uma avaliação do melhor procedimento. Esta é uma ferramenta dentro de uma caixa de opções de tratamento de coluna, especialmente indicada para pacientes que já passaram por fisioterapia ou tratamentos mais conservadores e continuam sentindo dor ou efeitos adversos de problemas na coluna”, pontua. 

Benefícios

Além de descomprimir a região afetada, os benefícios são rapidamente visíveis. Segundo Dr. Fabrício, o paciente consegue caminhar no mesmo dia e na maioria das vezes recebe alta no mesmo dia do procedimento. Este é um benefício gigante para a recuperação do paciente e sua reabilitação, pois pode voltar ao trabalho e atividades do dia a dia brevemente.

Na Rede Salvatoriana

Para trazer a técnica para a região, Dr. Fabrício precisou se adaptar. “A gente tem uma visão tradicional de cirurgia, então tem que buscar treinamento pra isso e de adaptar às técnicas. Eu fiz cursos, busquei aprender em centros maiores como São Paulo e Balneário Camboriú para conseguir trazer para o HSDS com segurança. Afinal, o cirurgião tem que buscar novos conhecimentos sempre”, diz o neurocirurgião. A técnica tem cobertura dos planos de saúde e particular. 

Outros conteúdos