HSDS defende a informação para combater a gestação na adolescência

O tema foi foco de entrevista da Dra. Milena Quirino Gomes, responsável técnica do Hospital Salvatoriano Divino Salvador, no programa Fala Doutor da RBV Rádios e de um editorial de conteúdo criado para as redes sociais do HSDS.

O Brasil está acima da média. E isso não é bom. Informações do Fundo de População das Nações Unidas indicam que 53 a cada mil brasileiras entre 15 e 19 anos se tornaram mães em 2020. Enquanto isso, a média mundial é de apenas 41. O alarme, porém, não para por aí.

De acordo com a ginecologista Dra. Milena Quirino Gomes, responsável técnica do Hospital Salvatoriano Divino Salvador, o ano de 2020 registrou a gravidez de 17 mil adolescentes entre 10 e 14 anos no país. “O número é alarmante e, embora apresente uma redução gradativa, gostaríamos que fosse muito menor”, destaca.

Questão de saúde pública

A gestação na adolescência é considerada uma questão de saúde pública. Segundo Dra. Milena, ela ocorre em um momento de desenvolvimento pessoal, “em que se deveria buscar o autoconhecimento, pensar no futuro, coisas que são interrompidas por uma gestação. Além disso, ser responsável por outro ser humano enquanto você desenvolve sua personalidade é um agravo para a saúde mental das adolescentes”.

Outras preocupações giram em torno das altas taxas de mortalidade, seja por conta de quadros de hipertensão, prematuridade, anemia, altos índices de hemorragia pós-parto ou de depressão pós-parto. Todas são agravadas pela pouca idade.

Acesso à informação

“A gente vê uma redução gradativa da gravidez na adolescência, principalmente de 2018 para cá, porém somos o país com mais casos de adolescentes gestantes em toda América Latina”, aponta. Acima de tudo, Dra. Milena indica a necessidade de ampliar o acesso à informação sobre:

  • Sexualidade responsável,
  • Uso de métodos contraceptivos e
  • IST

Da mesma forma, as ações de prevenção devem ser uma atuação conjunta da família, das UBS, dos médicos e de toda a sociedade.

Para chamar atenção para o tema, o Hospital Salvatoriano Divino Salvador divulgou uma série de conteúdos em suas redes sociais durante a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

Confira a entrevista da Dra. Milena e o editorial de conteúdo abaixo.

Outros conteúdos