Secretário de Saúde de SC e Deputado visitam HSDS
O Hospital recebeu, na tarde de sexta (25), a visita do Secretário de Saúde André Motta Ribeiro e do Deputado Valdir Cobalchini para apresentar sua infraestrutura e atuais demandas.
A visita do Secretário de Saúde André Motta Ribeiro e do Deputado Valdir Cobalchini para a região Meio-Oeste proporcionou uma importante visita ao HSDS. O encontro entre as autoridades e o Hospital Salvatoriano Divino Salvador aconteceu na tarde desta sexta-feira, 25, e teve como objetivo apresentar aos representantes do Estado a infraestrutura do Hospital, seus indicadores, atuais demandas, panorama de atendimentos da Covid-19 e projetos futuros.
Participaram do encontro as autoridades Jairo Rambo, Diretor-Administrativo da Mantenedora IEAS; André Ragnini, Diretor-Administrativo do Hospital Salvatoriano Divino Salvador, a Coordenadora Institucional Irmã Izena Maria Botezini, a Coordenadora de Enfermagem Marlene Perazolli, Coordenador Administrativo e Financeiro Geovani Bedin, e a Diretora-Técnica da instituição Dra. Milena Quirino Gomes; a vice-Prefeita de Videira Claudete Nardi Vavassori e a Secretária de Saúde de Videira Ivanice Peccin, além do staff do Secretário e Deputado.
A visita
No encontro, André apresentou os números de atendimentos do HSDS em geral e ressaltou os dados de atendimento aos pacientes com Covid-19, destacando que as duas UTIs da instituição estão atendendo praticamente estes casos somente. “Felizmente conseguimos que Videira tenha a segunda menor taxa de mortalidade por Covid na nossa região de saúde. Esta não é uma vitória creditada somente ao Hospital, mas também ao Poder Público Municipal. Entretanto, ainda enfrentamos dificuldades como o alto custo de materiais e medicamentos, a falta deles, e também a ausência de mão de obra no mercado, especialmente de profissionais da enfermagem e médicos”, explicou. O diretor explicou, ainda, que a manutenção do HSDS e o atendimento à Covid está diretamente ligada ao auxílio do Poder Estadual, através de iniciativas como os recursos direcionados aos hospitais filantrópicos, o empréstimo de respiradores e monitores, os complementos da política hospitalar catarinense e o empréstimo de medicamentos.
Em seu momento, a Secretária de Saúde Ivanice Peccin apresentou a infraestrutura do novo Centro de Saúde de Videira, projeto do município que interligará diretamente o atendimento especializado à estrutura do Hospital. “Assim não precisaremos mais deslocar os pacientes com ambulância e conseguiremos atender o videirense com muito mais conforto e comodidade. O projeto é uma promessa para 2024 e caminha para o início de sua execução”, explicou.
O Secretário da Saúde André Motta Ribeiro ressaltou o aumento de 50% na demanda do SAMU em todo Estado e anunciou a aquisição de 16 novas ambulâncias de UTI para Santa Catarina, sendo uma para cada região de saúde. Segundo o Secretário, “sobre as regiões de saúde, também vamos assinalar mudanças em breve. Criaremos mais uma, passando para 17, e faremos, simultaneamente, uma reestruturação de todas elas, dando-lhes autonomia para atuar na mesma linha hierárquica, com igual representatividade perante a Secretaria”.
Já o Deputado Estadual Valdir Cobalchini ressaltou a importância de conhecer pessoalmente a infraestrutura da região. “A Saúde e a política hospitalar avançaram muito nos quesitos de autonomia financeira e a partir dessa visita queremos propor uma forma de cooperação para melhorar a prestação de serviços e sua distribuição na região. Gostaria de parabenizar Videira pela obra do Centro de Saúde, parabenizar ao Prefeito, Dorival Carlos Borga, que não mediu esforços para atender a população na área da saúde. E parabenizo também o Hospital Salvatoriano Divino Salvador por fazer esse trabalho ao longo da pandemia e mais este novo projeto em parceria com a Prefeitura, pois são exemplos que podemos contar na prática e que mostram como podemos agir sem concorrência”, concluiu.
Nos momentos finais do encontro, a vice-Prefeita Claudete Nardi Vavassori solicitou ao Secretário e, em seu nome, a todo governo estadual, que olhe para Videira e para o HSDS com uma atenção especial, pois “este Hospital foi construído e é mantido até hoje com muito apoio popular. Nós temos orgulho dele e vamos nos orgulhar ainda mais conforme novas especialidades forem implantadas aqui. Vamos dar início à construção do Centro de Saúde, com um investimento inicial para limpeza do terreno ainda este ano”.
Antes que a visita terminasse, o Secretário foi acompanhado por André e demais colaboradores para conhecer rapidamente a estrutura do HSDS, especialmente as UTIs.
Planos para o futuro
A visita do Secretário foi acompanhada por boas notícias para toda a população, especialmente para as entidades de saúde. Segundo André, a notícia sobre a nova estrutura das regionais de saúde é muito boa, pois permite mais autonomia. Além disso, a viagem das autoridades para a região também marca uma pesquisa de campo para conhecer a disponibilidade de serviços e seus indicadores para suprir as próximas decisões do Governo na área da Saúde. “Buscamos conhecer o que cada região apresenta e quais são as suas lacunas para que consigamos criar planos para prover aquilo que falta. O Estado buscará implantar as especialidades que ainda não estão disponíveis nas regiões de saúde para que a população seja assistida da melhor maneira possível, sem precisar se deslocar











