Enfermeira e Técnico em Enfermagem são os primeiros vacinados do HSDS
A Gerente de Enfermagem Marlene Perazzoli e o Técnico em Enfermagem Douglas Ansiliero foram os primeiros imunizados contra Covid-19 no Hospital Salvatoriano Divino Salvador. Os dois receberam a vacina na tarde de terça-feira, 19, abrindo o momento histórico para a vacinação de outros 173 profissionais.
A Enfermeira Marlene Perazzoli salienta que a vacinação em massa é realmente a única forma de sair da pandemia e voltar a vida normal. Lembrando que até que isso não aconteça devemos continuar nos protegendo e protegendo as pessoas a nossa volta.
“É uma sensação de vitória principalmente para os profissionais da saúde que estão na linha de frente”, comemora.
Enfermeira Marlene Perazzoli

As vacinas
As vacinas CoronaVac foram disponibilizadas pelo Governo do Estado, depois de receber a liberação da Anvisa para uso emergencial, e chegaram ao município na terça-feira, 19, pela manhã. Seguindo o protocolo elaborado pelo Estado, foram imunizados nesta etapa os profissionais da linha de frente do combate à Covid-19 na instituição. “Os profissionais que receberam a vacina na primeira etapa atuam na UTI, na Emergência e no Setor Covid do HSDS. Elas permitiram vacinar a equipe de enfermagem, de fisioterapia, de limpeza e os médicos”, destaca o diretor administrativo André Ragnini.
Parte da equipe recebeu a vacina na manhã de quinta-feira, 21. Segundo Ragnini, a chegada do imunizante contribui para reduzir a tensão a que os profissionais foram submetidos desde o início da pandemia. “As equipes convivem com a doença, estão bastante expostas e enfrentam o medo diariamente para fazer o possível para salvar vidas. Receber a vacina implica em garantir mais segurança para todos e reduzir o nível de estresse a que estão submetidos diariamente, com medo da contaminação”, explica o diretor.

Mesmo que a imunização tenha começado, o Hospital reforça as orientações de prevenção para a população. “A vacinação é importante. Orientamos que a população não tenha medo e tome a vacina assim que estiver disponível para a sua faixa etária. Uma parte da equipe está vacinada, mas todos ainda devem se cuidar. Devemos lembrar que as medidas preventivas são eficazes e fazem toda a diferença”, salienta. Usar máscara, evitar aglomerações, manter o distanciamento social e higienizar as mãos com álcool em gel sempre que estiver disponível é importante até que a vacinação avance para parcelas maiores da população.