Equipe do HSDS celebra o Jubileu da Terra com culto ecumênico

Colaboradores de todos os setores foram convidados a refletir sobre a atuação humana no planeta e sua relação com a natureza

Na tarde de segunda-feira, 14 de setembro, a equipe do Hospital Salvatoriano Divino Salvador foi convidada para participar de um momento de evangelização e reflexão. A cerimônia foi organizada no estacionamento para permitir o distanciamento entre os participantes.

Inicialmente, João Luiz Antunes e Leandro Oberger, coordenador da Pastoral Escolar do CSIC, abriram o evento com um louvor que versou sobre a igualdade diante do Pai. Foram dadas as boas-vindas aos celebrantes: Padre Edimar Blaskovski, Pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo em Pinheiro Preto, Pastora Francine Oliveira Kekrhoff, Ministra Pastora da IECLB – Videira, Pastor Armin Andreas Hollas, Pastor da IECLB – Rio das Antas, e Ir. Ilva Ogliari, neste ato representando a Província Salvatoriana. 

A celebração

O Jubileu da Terra representa o momento de refletir os cuidados que devemos ter com relação ao planeta e ao meio ambiente. Assim, cada religioso teve um momento para meditar sobre o tema.

A Pastora Francine propôs a reflexão sobre como as demandas humanas por crescimento, produção e consumo têm destruído a natureza. “Não permitimos que a terra guarde o shabat (dia de descanso). Confessemos o consumo viciado de produtos, comida e energia. Confessemos nossa falta de fé e coragem para resistir ao mito do crescimento eterno. Mas assim como confessamos, Deus sabe das nossas fraquezas, por isso oramos ao Espírito Santo que nos ajude”, proferiu.

“O que há de mais valioso atualmente é o sentimento de pertença”

Pastora Francine

Ao usar a palavra, o Pastor Armin defendeu que devemos entender a Bíblia através do fio condutor que perpassa todas as suas passagens: o amor de Deus. “Nós não somos ilhas, somos seres relacionais e o segredo da felicidade de Jesus está na relação com Deus, no amor que habita em nós. Quando quebramos as relações, perdemos o sentido do viver. Quando nos perdemos na relação com Deus e com a criação, deixamos de ser gente. E o que é essa relação? De amor carinho e cuidado”, concluiu. 

Ao longo do evento, a principal mensagem transmitida pelos celebrantes versou sobre a necessidade de agir com cuidado diante da natureza. O mesmo cuidado que há com a saúde humana no interior da instituição deve, por sua vez, ser transferido para o mundo exterior. Assim, cada pessoa conseguirá agir em comunhão com os ensinamentos divinos, com a comunidade e com o meio ambiente.

Não podemos nos perder por falta de cuidado

Pastor Armin

No altar, elementos como a luz, a água, a terra, as sementes e a Sagrada Escritura ocuparam seu devido espaço para permitir a reflexão. Segundo Ir. Izena Maria Botezini, coordenadora institucional do HSDS, deve-se refletir sobre quais sementes plantamos ao longo da vida e que mundo preparamos para o futuro. Ao seu convite, as autoridades presentes semearam girassóis em uma área preparada no estacionamento como forma de simbolizar o plantio de novos votos, novas ideias, novas atitudes.

Na prática

Segundo João, o evento foi impulsionado a partir do grande apelo do Papa Francisco à Igreja e à sociedade sobre o cuidado com a casa comum. “No período de 1 de setembro até 4 de outubro buscamos celebrar, recordar e agir em referência ao assunto. Este ano o Jubileu da Terra é nossa temática de estudo, abordagem e atitudes. Logo, o convite do Pontífice veio nos impulsionar a pensar no relacionamento integral entre o descanso da Terra e a maneira mais ecológica, econômica, social e política de se viver. Isso se tornou ainda mais importante neste ano, pois a necessidade de sistemas mais justos e sustentáveis foi revelada pelos amplos efeitos da pandemia global do Covid-19”, explica.

Na conclusão da celebração, Ir. Izena e João ainda anunciaram o lançamento de uma nova campanha do HSDS para recolhimento de cartelas vazias de medicamentos. “Muitas vezes descartamos as cartelas em nossas residências no lixo comum por não saber onde levar ou como descartar adequadamente. Porém, o alumínio presente em muitas delas, por exemplo, é um dos maiores poluentes do meio ambiente. Lançamos hoje essa campanha, em parceria com o Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição e outras instituições, para que possamos livrar a natureza desses resíduos”, concluiu.

Outros conteúdos