PRECAUÇÕES E ORIENTAÇÕES SOBRE CORONAVÍRUS
O que é o Coronavírus?
É uma grande família de vírus que podem causar doenças em humanos e animais. No caso dos humanos, os coronavírus provocam infecções respiratórias, que variam de um resfriado comum a graves doenças, como Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O coronavírus atualmente descoberto causa a doença COVID-19.
Precauções
– Higienize as mãos frequentemente com álcool 70% ou água e sabonete.
– Mantenha pelo menos 2 metros de distância de quem estiver tossindo ou espirrando, pois quando alguém tosse ou espirra elimina gotículas que podem conter o vírus.
– Evite tocar os olhos, nariz e boca. As mãos tocam as superfícies e essas superfícies podem conter o vírus.
– Cubra o nariz e a boca com um lenço descartável ao tossir ou espirrar, em seguida jogue o lenço no lixo imediatamente e higienize as mãos sem tocar em superfícies. Utilize a etiqueta da tosse.
– Se caso não estiver bem, com tosse, febre e dificuldade para respirar, evite lugares com aglomerações de pessoas e procure um médico imediatamente.
– Só se dirija a unidades de saúde se realmente necessário.
Sinais e sintomas:
– Febre;
– Cansaço;
– Tosse seca;
– Dores;
– Congestão nasal;
– Dor de garganta;
– Diarreia.
Quando procurar o médico
Caso apresente os sintomas, ou mesmo sem apresentá-los e esteve em contato com alguém que esteve há menos de 14 dias nos seguintes países: China, Alemanha, Austrália, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Japão, Tailândia, Vietnã e Singapura (Atualizados em 26/02/2020).
Viagens devem ser evitadas!
Verifique a possibilidade de troca. Caso não seja possível evitá-la, tome ainda mais cuidado com a higienização das mãos, evite aglomerações e siga as recomendações gerais de proteção.
Como ocorre a transmissão?
Ocorre por gotículas respiratórias, contato próximo (aprox. 2 metros) com alguém com os sintomas ou contato direto com as secreções sem proteção.
Quem tem maior risco de desenvolver doenças graves?
Ainda estamos aprendendo sobre o novo coronavírus se sabe que ele afeta com mais gravidade idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas ou diabetes).
Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS), Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e Ministério da Saúde.
