Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/bomconselho/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 76
Notícias

2ª série Ensino Médio tem diálogo sobre empreendedorismo

No dia 10 de novembro, os estudantes da 2ª série do Ensino Médio receberam o Analista do Sebrae, Éderson Thomé, egresso do Colégio Salvatoriano Bom Conselho, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA Lideranças e Comportamento Organizacional e MBA E-commerce e Negócios Digitais, para uma atividade no Laboratório de Gestão Financeira e Empreendedorismo.

Em sua apresentação, Éderson relatou que ser empreendedor não é condição exclusiva de empresários ou de quem está à frente dos negócios. Tem a ver com atitudes que determinadas pessoas desenvolvem. Para tanto, existem comportamentos que representam características empreendedoras, como busca de oportunidade e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; e independência e autoconfiança.

Para o especialista, muitas pessoas buscam o Sebrae porque querem empreender, mas não sabem por onde começar e o Sebrae tem, justamente, a missão de auxiliar nesse processo, por meio de assessoria, orientação, capacitação e consultoria, por exemplo. Nesse sentido, o Sebrae promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomenta o empreendedorismo, para fortalecer a economia nacional e, por visão de futuro, ter excelência no desenvolvimento dos pequenos negócios, contribuindo para a construção de um País mais justo, competitivo e sustentável.

O estudante Lucas de Andrade Nickhorn comentou sobre o que aprendeu na atividade: “Durante a palestra do Ederson, do SEBRAE, nos foi apresentado informações sobre o funcionamento das classificações empresariais, como MEI, ME e EPP. Foi nos explicado as taxações e como é definida a classificação das empresas. Próximo do fim da palestra, tirou um tempo para responder algumas perguntas que nós elaboramos durante as aulas, como “O que é um plano de negócios? Para que serve? e Como deve ser elaborado?, além de sanar dúvidas que surgiram no momento”.

Segundo Éderson, o plano de negócios é o instrumento ideal para traçar um retrato do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, uma vez que é por meio desse documento que o empreendedor reunirá informações importantes e detalhadas que garantirão um processo de viabilidade da gestão de sua empresa. Ademais, o palestrante apresentou ferramentas que subsidiam a elaboração de um plano de negócios e apontou que esse planejamento é tão importante para quem está abrindo um negócio, quanto para quem está crescendo no empreendimento.

O estudante Régis da Silva Sander afirma que o momento esclareceu sobre o funcionamento do Sebrae e como ele ajuda os pequenos, médios e grandes investidores. “Também falamos sobre a questão dos impostos e conseguimos compreender como funciona esse processo, mas o que me deixou mais satisfeito foi o bate-papo que tivemos, no qual realizamos perguntas pertinentes sobre nosso estudo no Laboratório e elas foram respondidas por um profissional experiente” comenta.

Outros conteúdos


  • Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/bomconselho/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 172
    destaques Notícias

    Alunos da 1ª série do Ensino Médio participam de visita técnica

    Continue lendo

  • Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/bomconselho/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 172
    destaques Notícias

    Descobrindo a pinha e o pinhão

    Continue lendo