Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/bomconselho/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 76
Notícias

Extraindo o DNA e proteínas de vegetais

Os estudantes da 2ª série do Ensino Médio estiveram presentes no Laboratório de Ciências com o objetivo de facilitar a compreensão de conceitos relacionados à molécula de DNA e síntese proteica, na prática. 

Trabalhando Genética (estrutura e função dos ácidos nucleicos) buscou-se desenvolver no estudante a prática de atividades experimentais científicas, além de formular hipóteses e explicar os resultados obtidos e desenvolver a investigação como forma de engajamento dos estudantes na aprendizagem de processos, práticas e procedimentos científicos e tecnológicos.

Mas o que é genética?

“A genética é uma área fascinante, com diversas aplicações, como por exemplo, na agricultura permitindo a sociedade obter alimentos, e na área médica, gerando conhecimentos relacionados a saúde humana no que tange a uma qualidade de vida mais saudável”, explica a professora do Laboratório de Saúde, Ambiente e Tecnologia, Michelle Helena Nervo.

No Ensino Médio, a Genética se insere na Biologia como uma área muito extensa, uma vez que é dotada de muitos termos e processos que devem ser muito bem assimilados e compreendidos pelos estudantes. Desta forma, ela é encarada como sendo uma área complexa, podendo desmotivar o processo de aprendizagem dos alunos. A busca de metodologias alternativas de ensino, aliadas as aulas teóricas pode ser de grande impacto com o intuito de facilitar o processo norteador de ensino e da aprendizagem e uma delas é o uso de aulas práticas (experimentação).

A utilização de aulas práticas experimentais na disciplina de Biologia no Ensino Médio pode ser de grande importância, pois facilita o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, transpondo na prática o que foi aprendido na aula teórica em sala de aula. Além de despertar a face criativa e científica do aluno, potencializando a ótica de experimentação em ciências. As aulas práticas no contexto do ensino da Biologia, podem ser uma abordagem muito positiva, sendo instrumentos de pesquisa científica, pois o estudante consegue trabalhar situações problemas, além de ter contato com a teoria ministrada nas aulas.

“Durante a nossa atividade de aula os estudantes aprenderam a realizar procedimentos técnicos laboratoriais de extração de DNA das células de frutas do cotidiano como o mamão, banana, tomate, uva, manga e a de ameixa, além de outros alimentos como a extração de DNA de cebola e do alho. Também, realizaram a extração e visualização (estereomicroscópio) de moléculas de proteínas (pectina), que perfazem o conteúdo de síntese proteica.

O desenvolvimento das habilidades laboratoriais, técnicas e uso de equipamentos contribui positivamente no futuro profissional dos estudantes, além de reforçar o aprendizado do conteúdo teórico trabalhado em sala de aula.”

Outros conteúdos


  • Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/bomconselho/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 172
    Notícias

    Reunião de Pais

    Continue lendo

  • Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/bomconselho/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 172
    Notícias

    Teatros marcaram a volta às aulas

    Continue lendo