Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/bomconselho/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 76
Notícias

O Sábado Tira-Dúvidas do 5º ano contou com muita reflexão e diversão

Dia 6 de março, aconteceu o Sábado Tira-Dúvidas para todos os estudantes do turno da tarde. As turmas do 5º ano tiveram um momento bem diferente, com muita reflexão e diversão.

Despertando o olhar crítico dos estudantes para esse momento delicado em que o mundo está vivendo, os professores dos diversos componentes curriculares realizaram um trabalho interdisciplinar.

No primeiro momento, os estudantes assistiram a uma animação que abordava a avaliação e a a empatia. Logo após, seguiu-se a temática retomando questões históricas e geográficas determinantes na história mundial onde os seres humanos eram julgados ou pré-julgado (Holocausto, por exemplo). Na sequência, após muito debate e interação, criaram folders com frases sobre a empatia para, posteriormente, finalizar com um texto coletivo das duas turmas sobre as abordagens e temáticas debatidas nesse momento.

O momento foi on-line, mas de participação ativa de todos os estudantes. Atividades como essa demonstram a importância dos valores para a formação integral dos indivíduos e prova que de fato, nos preocupamos em formar cidadãos críticos e conscientes, salvatorianos para toda  a vida.

Confira abaixo o texto construído em conjunto pelos estudantes.

EMPATIA: UMA ARTE HUMANA

Empatia é a arte de se colocar no lugar do outro! Importar-se, não julgar, aceitar e compreender o sentimento das outras pessoas. É ter a capacidade de sentir a dor que o outro sente! 

Devemos sempre praticar a empatia, especialmente, quando percebemos o momento em que as pessoas mais precisam de nós, quando estão passando por situações difíceis, quando estão se sentindo mal e precisam de ajuda! Mas nossas ações precisam ser recíprocas e coletivas!

Assim, essas ações são importantes para o mundo ter mais amor! Para não deixar ninguém se sentir solitário. Também são importantes para agirmos com mais tolerância com as diferenças e dificuldades das pessoas. Então, compreendemos o outro para que nos compreenda também nos momentos em que precisarmos de empatia.

A empatia nos ajuda a sermos mais humanos, porque através dela pensamos antes de agir, ou seja, antes de fazer algo devo pensar se isso essa atitude pode prejudicar alguém ou não. Com isso, é claro, seremos mais humanos.*

Em tempos de pandemia, portanto, devemos praticar a empatia nos cuidando, usando máscaras e higienizando as mãos para evitarmos a propagação do vírus, ficando em casa e sair apenas quando houver necessidade. Devemos interagir com nossos familiares, amigos por vídeo chamada, mandando um “bom dia” e desejar coisas boas para ficarmos bem. Ter calma, respeito, cuidado, paciência, agradecer e orar são ações necessárias para que essa doença passe e nossas vidas voltem à normalidade!

*Nota: a atividade envolveu os componentes de Língua Inglesa e Produção Textual. O terceiro parágrafo foi construído em inglês para responder à seguinte questão: Ter empatia nos torna humanos? Por quê? Para tanto, segue a versão em inglês: 

Empathy helps us to be more human because through it we think before doing it, that is, before I do something I should think if this will do something that could harm someone or not. With this of course real we will be more humans.

Outros conteúdos