Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/bomconselho/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 76
Notícias

Premiação encerra o Projeta BC

O Projeta BC surgiu do objetivo de proporcionar, reiterar e fortalecer o processo de desenvolvimento da escrita, leitura e estética, seja artística ou histórica, por meio da relação entre as linguagens. Nesse sentido, inserir o cinema, como instrumento de ampliação do conhecimento tem fundamental importância nas relações de aprendizagem e fortalecendo cada vez mais os laços salvatorianos.

Nesse ano difícil, com tantos desafios, nossos estudantes da 1a série do Ensino Médio mais uma vez deram show em suas performances. Apesar de todo esse espanto com a pandemia de covid-19 eles se empenharam-se para dar o seu melhor na adaptação e produção dos curtas-metragens que podem ser conferidos no YouTube do colégio.

Para avaliar os curtas produzidos pelos estudantes, foram convidados os seguintes profissionais:

Daniela Dal’Forno: apaixonada pelas Arte Cênicas, participou como atriz em diversos espetáculos teatrais. Já esteve envolvida com projetos como teatro em cena, Festival Internacional do Folclore e Jornada de Literatura. Hoje ministra oficina de teatro aqui no Bom Conselho e participa do grupo Ritornelo de teatro.

Douglas de Lima:  formado em Publicidade pela UPF, é videomaker, músico e designer. Diretor da DLM Filmes. Atualmente produz vídeos institucionais para a publicidade, agronegócio e videoclipes.

Tatiana Tramontina: jornalista, já trabalhou no jornal O Nacional, no Núcleo Experimental de Jornalismo, na UPFTV.  Como produtora já passou pela Gav Comunicação, e atualmente é editora de vídeo da RBSTV.

Lucas Brasil: comunicador e apresentador da rádio Planalto FM.  Formado em Administração e Publicidade pela UPF. Também trabalha com marketing e já tem no seu currículo empresas como JR Materiais de Construção, HSVP, UPF, Farmácias São João e rádio Uirapuru.

Ivânia Campigotto Aquino: mestre em Letras pela puc, doutora em Letras pela UFRGS, e pós-doutora em Letras pela UFRG, é professora do curso de Letras e do programa de pós graduação em Letras da UPF, coordenadora da área de Letras da UPF, coordenadora da coordenadoria de inovações educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo.

O desenvolvimento das atividades deste ano incluíram a leitura das obras, a redação e a adaptação de roteiro, a produção de figurinos e de cenários, a gravação, edição e atuação dos estudantes.  Através das oficinas realizadas com profissionais renomados, os estudantes puderam se dedicar ao projeto ao longo do ano.

Machado, sem dúvida o nosso maior escritor, e por isso o tema escolhido: A Atemporalidade Machadiana, já que o escritor busca através de seus contos uma viagem pela natureza do homem.  Machado confere um caráter filosófico a temas importantes, como o despontar da racionalidade ou a busca da perfeição estética. Menos questionador, os seus narradores contam histórias, colocando o leitor diante da surpresa de certas situações. Machado de Assis é uma espécie de milagre, mais uma demonstração da autonomia do gênio literário, quanto a fatores como tempo e lugar, política e religião, e todo o tipo de contextualização que supostamente produz a determinação dos talentos humanos.

Indicados ao Prêmio:

  • “O ENFERMEIRO”, ADAPTAÇÃO DE PEDRO FERRO, YURI DE PAULA, DAVID PEREIRA E VINÍCIUS TOREZANI.
  • “O CASO DA VARA”, ADAPTAÇÃO LUÍSA GODINHO, DYENE FAVARETTO, TAUÊ DA ROSA E LUIZ SOUZA;
  • “A CARTEIRA“, ADAPTAÇÃO PEDRO SENA, EDUARDA ALFONÇO, ALISSON BOSA E ERIKA BOSCARDIN.
  • “NOITE DE ALMIRANTE”, ADAPTAÇÃO GIOVANI VANIN, ALESSANDRO SUZIN, JULIA TIBOLA E EMILY BIECOSKI
  • “A CAUSA SECRETA”, ADAPTAÇÃO JULIA ROSA, VALENTINA BOLNER, ENZO MENDES E IGOR SOUTO.
  • “TO BE OR NOT TO BE”, ADAPTAÇÃO EDUARDA BARCIA, MARIA LAURA FREITAS E CHRISTIAN CORREIA.
  • “PAI CONTRA MÃE”, ADAPTAÇÃO, ANA BRUNONI, GUSTAVO DE SOUZA, JOÃO MARCELO DAPPER E VITÓRIA BERGONSI.

 

Premiados de 2020:

MELHOR EDIÇÃO:   “O  ENFERMEIRO”

MELHOR FOTOGRAFIA/DIREÇÃO DE ARTE: A CAUSA SECRETA”

MELHOR ROTEIRO: O CASO DA VARA”

MELHOR ATOR: É DAVID MUNIZ – “O ENFERMEIRO”

MELHOR ATRIZ: É VALENTINA BOLNER – “A CAUSA SECRETA”

FILME DO ANO: A CAUSA SECRETA”

 

Outros conteúdos


  • Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/bomconselho/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 146
    Notícias

    Rimando na Cozinha: “Poesia… É brincar com palavras…”

    Continue lendo