Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/bomconselho/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 76
Notícias

Novidade para 2020: Sala de Aprendizagens Ativas

Aprendizagem ativa é um termo técnico para um conjunto de práticas pedagógicas que abordam a questão da aprendizagem pelos alunos sob uma perspectiva diferente das técnicas clássicas de aprendizagem, tais como aulas discursivas, onde espera-se que o professor “ensine” e o aluno “aprenda”. Na aprendizagem ativa, entende-se que o aluno não deve ser meramente um “recebedor” de informações, mas deve se engajar de maneira ativa na aquisição do conhecimento, focando seus objetivos e buscando o conhecimento de maneira pró-ativa.

“O foco passa a ser o diálogo com os alunos, a sondagem de conhecimentos prévios e percepções sobre o tema em questão com incidência na problematização, contextualização e aplicação prática dos conhecimentos”, explica Maria Aparecida Felix do Amaral, coordenadora do curso de pedagogia e integrante do Núcleo de Assessoria Pedagógica do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal).

É uma parceria entre professor e aluno na busca pelo conhecimento. De acordo com ela, o aluno assume o papel de ator principal, e o professor o de mediador e estimulador do processo de aprendizagem, resultante de uma interação entre professor e aluno que engloba as ações de ensinar e aprender.

A ideia é estimular a autonomia intelectual dos alunos por meio de atividades planejadas pelo professor para promover o uso de diversas habilidades de pensamento como interpretar, analisar, sintetizar, classificar, relacionar e comparar. “É, acima de tudo, promover o trabalho partilhado com seus pares”, destaca a coordenadora.

“Aula com metodologia inovadora exige docente com atitude inovadora”

O principal objetivo deste modelo de ensino é incentivar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. A proposta é que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento.

Aprendizagem baseada em problemas

O professor atua como mediador da aprendizagem, provocando e instigando o aluno a buscar as resoluções por si só. O docente tem o papel de intermediar nos trabalhos e projetos e oferecer retorno para a reflexão sobre os caminhos tomados para a construção do conhecimento, estimulando a critica e reflexão dos jovens.

Aprendizagem baseada em projetos
A aprendizagem baseada em projetos (que também é fundamentada na Aprendizagem baseada em Problemas) exige que os alunos coloquem a mão na massa ao propor que os alunos investiguem como chegar à resolução. Um bom exemplo disso é o movimento maker, “faça você mesmo”, que propôs nos últimos anos o resgate da aprendizagem mão na massa, trazendo o conceito “aprendendo a fazer”.

 

 

Outros conteúdos


  • Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/bomconselho/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 146
    Notícias

    Entrega dos Relatórios de Aprendizagem do 1º ano do ano de 2019

    Continue lendo

  • Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/bomconselho/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 146
    Notícias

    Sarau de Poesias do 5º ano

    Continue lendo