Notice: Undefined variable: post_ID in /home2/salvatorianasorg/sites/educacao/bomconselho/blog/wp-content/themes/blog-salvatoriano-2017/single.php on line 76
Notícias
Aula Prática de Termoquímica
BARRA DE CEREAL
As substâncias químicas são os constituintes dos alimentos. Ao contrário do que algum desavisado poderia supor, a própria natureza se manifesta através de substâncias químicas, portanto naturais. Caso fôssemos classificá-las em grandes grupos, aquelas ligadas aos alimentos seriam divididas em gorduras, vitaminas, proteínas, carboidratos e sais minerais. Todos esses compostos, alguns formados por moléculas simples, outros por moléculas mais complexas, são fundamentais para a manutenção de saúde. Tanto a falta como o excesso, provocam situações inconvenientes para o organismo. Por isso, é extremamente importante uma dieta balanceada, na qual todas as substâncias estejam presentes em proporções adequadas para garantir uma boa alimentação.
A barra de cereal é indicada pelos nutricionistas como um alimento completo e saudável não somente para dietas, como também utilizada por atletas que necessitem de alimentos calóricos e energéticos como, por exemplo, os alpinistas, o que caracteriza uma situação interessante e contraditória, digna de ser analisada em uma atividade prática desenvolvida a nível de ensino médio, esclarecendo ao aluno a importância do conhecimento adequado a uma alimentação balanceada e não necessariamente a preocupação exagerada com calorias.
A professora Eliane K. Deferrari reuniu os alunos da 2ª série do Ensino Médio, para fazer uma barra de cereal.
RECEITA DA BARRA SABOR COCO
|
Ingrediente |
Quantidade |
Medida caseira |
|
|
Aveia em flocos finos |
100 |
||
|
Coco ralado queimado |
45 |
||
|
Flocos de arroz |
30 |
||
|
Açúcar mascavo |
45 |
||
|
Glucose de milho |
55 -70 (*) |
||
|
Gordura vegetal |
10 |
||
|
(*) quantidade suficiente para dar consistência de corte
Preparo: Pesar os ingredientes da formulação e misturar aveia, coco, flocos de arroz e gordura vegetal. Colocar na panela parte do açúcar mascavo e da glicose de milho e levar ao aquecimento até dissolver. Ir acrescentando aos poucos os demais ingredientes e por fim o restante do açúcar e da glicose de milho até o ponto de corte. Colocar em superfície lisa e cortar em tabletes. Quantidade suficiente para 10 barras. |
|||
- Desafio: Calcular as calorias existentes em uma barra de cereal.
